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Título: Análise econométrica da competitividade entre Brasil e Colômbia no mercado de café arábica
Autor(es): Alvarenga, Guilherme Lara
Orientador: Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Membro da banca: Campos, Renato Silvério
Pereira, Sérgio Parreiras
Área de concentração: Gestão de Negócios, Economia e Mercados
Assunto: Café Arábica
Análise econométrica
Competitividade
Modelos dinâmicos - GMM. VAR
Arabic Coffee
Econometric analysis
Competitive
Dynamic models - GMM. VAR
Data de Defesa: 27-Fev-2015
Data de publicação: 27-Mai-2015
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: ALVARENGA, G. L. Análise econométrica da competitividade entre Brasil e Colômbia no mercado de café arábica. 2015. 90 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Há vários anos o café vem sendo um dos principais produtos indiscutivelmente essencial para a obtenção de uma balança comercial positiva para o Brasil. Com o fim da regulamentação do mercado na década de 90 e consequentemente a abertura para a competitividade externa, os produtores que apenas buscavam o aumento no volume produzido se depararam com uma nova visão de mercado. A qualidade do produto já era o fator de destaque na demanda mundial, fator este trabalhado muito bem pela Colômbia, principal concorrente do café arábica brasileiro no mundo. Ou seja, o mercado de café arábica atual se vê cada vez mais acirrado e competitivo, os diversos fatores de riscos, incluindo a alta volatilidade dos preços, além obviamente de inúmeras variáveis climáticas e biológicas, variáveis macroeconômicas como o câmbio e a renda externa, vão criando cenários que afetam diretamente a atividade, principalmente em relação ao destino do produto, e a opção pelo mercado internacional em optar pelo café brasileiro ou pelo colombiano. Portanto, no presente trabalho propôs-se uma análise econométrica dos principais fatores macroeconômicos impactantes na competitividade do café brasileiro e do café colombiano, buscando detectar cenários que identifiquem momentos favoráveis de comercialização com o exterior. A pesquisa é de cunho quantitativo, sendo utilizados nas primeiras análises modelos dinâmicos GMM, e posteriormente para analisar o impacto da volatilidade no mercado internacional, foi utilizada a função impulso-resposta do modelo VAR. Os resultados indicaram que a elevação das exportações do café brasileiro se dá em períodos de ganhos competitivos no mercado internacional, ou seja, cotações na NYBOT bem abaixo dos preços do café colombiano, e desvalorizações cambiais. Já o aumento do volume exportado de café colombiano ocorre em períodos de maior paridade de preços com o café brasileiro, indicando a preferência do mercado internacional, e valorização do Peso Colombiano. Como a visão mercadológica predominante no mercado de café arábica é de que o café colombiano apresenta maior qualidade, a Colômbia aumenta suas exportações em períodos de maiores ganhos na comercialização, sendo a valorização cambial um desses fatores. Em relação à análise do impacto da volatilidade do mercado, nota-se que existem ganhos significativos no volume exportado do café brasileiro em períodos de pico de volatilidade, enquanto que para a Colômbia é verificada uma queda elevada do volume exportado. Pode-se concluir que o trabalho auxiliou na elaboração de modelos e análises que puderam identificar econometricamente cenários importantes do ponto de vista estratégico para o mercado de café arábica.
For many years, coffee has been one of the main products unquestionably essential for obtaining a positive trade balance for Brazil. In the 90s the market regulation ended, and consequently opening to external competitiveness, producers who were only focused in increasing the crop productivity, faced a new market’s vision, where the quality was already the leading factor in world demand, factor well worked by Colombia, the main competitor of the Brazilian’s Arabic coffee in the world. In this way, the current Arabic coffee market is being increasingly fierce and competitive: many factors of risks, including high volatility of prices, numerous climatic and biological variables, macroeconomic variables such as exchange and foreign income, are creating scenarios that directly affect market’s activity, especially regarding the product destination and the international option for choosing the Brazilian or Colombian coffee. Therefore, this paper proposes an econometric analysis of the main macroeconomic factors influencing the competitiveness of Brazilian and Colombian coffee, trying to detect scenarios and identify favorable moments in the international market. It is a quantitative research used in the first analysis, GMM dynamic models, and then, to analyze the volatility impact in the international market was used impulse response function from VAR model. The results indicated that the increase in exports of Brazilian coffee occurs in periods of competitive gains in the international market, i.e., when the NYBOT quotes are much lower than the Colombian coffee prices, and currency devaluations. The increase in exported volume of Colombian coffee occurs in periods of greater parity prices with Brazilian coffee, indicating the preference of the international market, and valuation of Colombian Peso. As the predominant vision in Arabic coffee market is that the Colombian coffee has a higher quality, Colombia increases its exports in periods of greater gains, being currency appreciation one of these factors. Regarding the analysis of the market volatility impact, can be noted that there are significant gains in exported volume of Brazilian coffee in peak volatility periods, while Colombia presents a great decrease in exported volume. It can be concluded that this work assisted in establishment of models and analysis that econometrically could identify important scenarios from a strategic point of view for the Arabic coffee market.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9687
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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