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dc.creatorVieira, Kelly Carvalho-
dc.date.accessioned2015-08-05T17:31:23Z-
dc.date.available2015-08-05-
dc.date.available2015-08-05T17:31:23Z-
dc.date.issued2015-08-05-
dc.date.submitted2015-02-26-
dc.identifier.citationVIEIRA, K. C. Influência do trade dress da embalagem e do rótulo de iogurte e bebida láctea fermentada no comportamento de compra dos consumidores. 2015. 156 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9747-
dc.description.abstractUnderstanding how food packaging influence the buying behavior is a topic studied in administration areas, Nutrition, Psychology, Engineering, Design and even medicine. Furthermore, the illustration drawn from the Trade dress arouses the desire to eat, especially in environments where several similar product offerings. Another important aspect is the production of products based on whey and fermented milk drinks with sensory characteristics similar to yogurt. This product is one of the main options for whey utilization and in the dairy market the yogurt packaging and fermented dairy beverages are similar. So the question that guides this research is how the Trade dress of fermented milk drink packaging influence on consumer buying behavior? For this we used a methodology in three steps as follows: i) descriptive with the use of picture material; to identify aspects and degree of similarity between the packaging Yogurts and Dairy Drinks Fermented ii) descriptive with in-depth interview to identify whether consumers know the difference between these products and the characteristics of their packaging induce consumers to conduct misleading purchases; and iii) conjoint factor analysis to identify what are the attributes of packaging that influence the level of information, attitudes and consumer purchase intent of Fermented Dairy Drinks. From the results, we found that the similarity between the milk and yoghurt drinks packaging seems to be deliberate and this fact does not create major problems for companies because most consumers can not perceive. This work contributed towards bringing market information and consumers for new product ideas or concepts before introducing a new packaging concept or product in the market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.subjectPackagingpt_BR
dc.subjectIogurtept_BR
dc.subjectYogurtpt_BR
dc.titleInfluência do trade dress da embalagem e do rótulo de iogurte e bebida láctea fermentada no comportamento de compra dos consumidorespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.advisor-co1Carneiro, João de Deus Souza-
dc.contributor.referee1Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros-
dc.contributor.referee2Souki, Gustavo Quiroga-
dc.contributor.referee3Carneiro, João de Deus Souza-
dc.description.resumoCompreender como as embalagens influenciam no comportamento de compra de alimentos é uma temática pesquisada em áreas de Administração, Nutrição, Psicologia, Engenharia, Design e até Medicina. Além disso, a ilustração elaborada a partir do Trade dress desperta o desejo de consumir, principalmente em ambientes onde há várias ofertas de produtos semelhantes. Outro aspecto importante são os produtos à base de soro de leite como as bebidas lácteas fermentadas com características sensoriais semelhantes ao iogurte. Esse produto é uma das principais opções para o aproveitamento de soro de leite, e no mercado de laticínios as embalagens do iogurte e das bebidas lácteas fermentadas são semelhantes. Assim, o questionamento que norteia esta pesquisa é: como o Trade dress das embalagens de bebida láctea fermentada influenciam no comportamento de compra do consumidor? Para tanto foi utilizada uma metodologia em três etapas sendo: i) descritiva com uso de material pictográfico, para identificar aspectos e grau de semelhança entre as embalagens de Iogurtes e Bebidas Lácteas Fermentadas; ii) descritiva com entrevista em profundidade para identificar se os consumidores sabem diferenciar esses produtos e se as características de suas embalagens os induzem a realizar compras equivocadas, e; iii) análise conjunta de fatores, para identificar quais são os atributos das embalagens que influenciam no nível de informação, nas atitudes e na intenção de compra do consumidor de Bebidas Lácteas Fermentadas. Pelos resultados foi possível identificar que a semelhança entre as embalagens de bebidas lácteas e iogurtes parece ser deliberada e esse fato não gera grandes problemas para as empresas, pois a maioria dos consumidores não consegue perceber. Este trabalho contribuiu no sentido de trazer informações de mercado e dos consumidores para ideias novas de produtos ou conceitos, antes da introdução de uma nova embalagem ou conceito de produto no mercado.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0960839793428110pt_BR
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