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dc.creatorSilva Filho, Gil Teixeira da-
dc.date.accessioned2015-09-02T19:49:24Z-
dc.date.available2015-09-02T19:49:24Z-
dc.date.issued2015-09-02-
dc.date.submitted2001-06-08-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Gil Teixeira da. Estratégia para competitividade em cooperativas de crédito: o caso da Credivertentes. 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10309-
dc.description.abstractThe credit cooperativism is one ofthe segments ofthe cooperativism that has developed most in the last 20 years. However, this movement has been passing through structural problems that are directly related to management problems. This study has as objective to make a diagnosis in a rural credit cooperative ofMinas Gerais and, from that, suggest competitive strategies to the organization in its actingáreas. For that, the historical development ofthe credit cooperativism, its insertion in the National Financial System, goingthrough the management and evaluation of financial organizations and getting to the strategic planning focus, present in enterprise strategy studies, were used. As a theoretic/analytical model it was used the Transaction Costs Economy approach present in New Institutional Economy researches. For the economical analysis it was used the Economic Management model (GECON) developed by researchers of the University of São Paulo (USP). It was concluded that the National Financial System is one ofthe most mled economic segments ofthe countryand that the credit cooperativism is extremely influenced by the institutional environment in which it is inserted. The evaluation ofthe performance of the cooperative that was studied proved to be an instrument ofgreat importance, especíally as a tool for the decision making. Finally, suggestions were presented so that the cooperative can act in a way to become competitive in its acting áreas.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectCooperationpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.titleEstratégia para competitividade em cooperativas de crédito: o caso da Credivertentespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administração Ruralpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Alencar, Edgard-
dc.contributor.referee2Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee3Fraga, Antônio Carlos-
dc.description.resumoO cooperativismo de crédito é um dos segmentos do cooperativismo que mais tem se desenvolvido nos últimos 20 anos. Entretanto, esse movimento tem) passado por problemas estruturais que, em última instância, estão diretamente relacionados ao processo de gestão. Neste estudo, objetivou-se efetuar um diagnóstico em uma cooperativa de crédito rural de Minas Gerais, com o intuito de sugerir estratégias; competitivas para a organização em suas áreas de atuação. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o desenvolvimento histórico do cooperativismo de crédito, a sua inserção no Sistema Financeiro Nacional, passando pela gestão e avaliação de organizações financeiras, chegando ao enfoque do planejamento estratégico, presente em estudos de estratégia empresarial. Como modelo teórico/analítico utilizou-se a abordagem da Economia dos Custos de Transação presente em pesquisas da Nova Economia Institucional. Para efeito de análise econômica, utilizou-se o modelo de Gestão Econômica (GECON) desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Concluiu-se que o Sistema Financeiro Nacional é um dos segmentos econômicos mais regulamentados do país e que o cooperativismo de crédito é extremamente influenciado pelo ambiente institucional no qual está, inserido. A avaliação de desempenho da cooperativa pesquisada mostrou ser um instrumento de significativa importância, principalmente como ferramenta para a tomada de decisões. Por fim, apresentaram-se sugestões para que a cooperativa possa empreender ações que venham a lhe conferir competitividade em suas áreas de atuação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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