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dc.creatorSantos, Carlos Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2015-09-08T19:50:31Z-
dc.date.available2015-09-08T19:50:31Z-
dc.date.issued2015-09-08-
dc.date.submitted1999-09-17-
dc.identifier.citationSANTOS, C. E. S. Agricultura familiar, marketing e inserção nos mercados: o sonho possível? 1999. 87 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10324-
dc.description.abstractThis work aims at evaluating commecialization programs addressed to agricultirist fàmilies conceming the extent ofperception and utilization of their marketing technics. We specifically tried to get a historical perspective of the studied programs, besides a characterization and analysis of the merchandising tools used. Trie objects ofthe study were the Associative and Merchandising Program ofthe Regional Association ofRural Workers from Zona da Mata in the State ofMinas Gerais and the Verticalness Program for the Small Familiar Agricultural Production from the Federal District PROVE. The adopted methodology was based on a quality research through the study ofthe two cases mentioned above. For the collection ofdata we used the technics ofsemi-structured interviews or by items, following a previously established and adapted scheme ofinterviews. We observed that none ofthe programs had a specific marketing advisory but only involved professionals that were proficient in specific áreas. In Zona da Mata, the guidelines and actions tend to the formation and enhancement ofa corporative image of agriculturist fàmilies. In Brasília (Federal District) the corporative image was associatedto the govemment instead ofthe agriculturists. In Minas Gerais as well as in the Federal District, there was the creation ofa trademark to show the products ofthe regional familiar agriculture. In Brasília the program was especially concemed with the packing and the visual graphic introduction of the products and in the Zona da Mata that concem was less observed. The Regional Association Program proved to be more concemed with the strategical issues since the existence ofthe program comes to the present days, while PROVE was more careful with the tactics and operational issues and was discontinued after the Federal District mandate expired.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectAgricultural laborerspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectRural developmentpt_BR
dc.subjectAdministração ruralpt_BR
dc.subjectFarm managementpt_BR
dc.titleAgricultura familiar, marketing e inserção nos mercados: o sonho possível?pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administração Ruralpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Arnaldo Pereira-
dc.contributor.referee1Alencar, Edgard-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Eduardo Magalhães-
dc.contributor.referee3Souza, Maria de Lourdes Oliveira-
dc.description.resumoEsse trabalho pretende avaliar programas de comercialização destinados à agricultores familiares no tocante ao grau de utilização de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate histórico dos programas estudados, além de uma caracterização e análise da utilização de ferramentas mercadológicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercialização da Associação Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agrícola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa através do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparação pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da técnica de entrevista semi estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing, apenas com profissionais que possuíam formação em áreas específicas. Na Zona da Mata as propostas e ações tendem para a formação e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasília a imagem corporativa esteve associada ao governo e não aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto nó Distrito Federal houve a criação de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasília o Programa teve uma preocupação acentuada com a embalagem e a apresentação gráfica visual dos produtos e na Mata, essa preocupação esteve menos estampada. O Programa da Associação Regional mostrou-se mais atento às questões estratégicas visto que a sua perenidade persiste até os dias atuais, enquanto o PROVE preocupando-se mais com as questões táticas e operacionais não recebeu continuidade após a mudança de governo no Distrito Federal.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado (Dissertação)

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