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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10357
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lopes, Frederico Antônio Mineiro | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-14T16:53:48Z | - |
dc.date.available | 2015-09-14T16:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-14 | - |
dc.date.submitted | 2004-02-10 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, F. A. M. Fé e vida: ação educativa para participação social nas comunidades eclesiais de base rurais da paróquia São Sebastião, em Montes Claros, Norte das Gerais. 2004. 112 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10357 | - |
dc.description.abstract | St. Sebastian's Parish, located in the municipality ofMontes Claros, in the State ofMinas Gerais, characterizes itselfby its planning and by its apostolic pastoral work, directing its efforts towards integrating faith and life. The '80s and '90s were marked by intense rural worker participation in the Basic Ecclesial Communities (BECs) and by popular education with a view to human, and therefore community, promotion. This case study, of an interpretative nature, sought to verify, by participative observation and by interview transcripts, if the manner of the Jesuits' intervention, through the BECs, was educational(with popular appeal) or tutorial (with an authoritarian hallmark). In addition it sought to investigate if therewasa relationship between participation in parochial activities and those developed in the associations, in the trade union and in the community itself, as well as if this involvement favored the emergence ofpractices of sustainable development in the scenario researched. The answers to the questions were givenby the social agents themselves, that is, domestic producers, residents, the Jesuits, pastoral workers, and interpreted by the investigator. Educational intervention for social participation in the communities providedpersonal, community and regional growth, contributingto development derived from people's involvement as protagonists in the solution of their problems in ali áreas, and in the search for sustainable altematives to economic models that exclude development. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Participação social | pt_BR |
dc.subject | Social participation | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Popular education | pt_BR |
dc.subject | Comunidades eclesiais de base | pt_BR |
dc.subject | Basic christian communities | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.title | Fé e vida: ação educativa para participação social nas comunidades eclesiais de base rurais da paróquia São Sebastião, em Montes Claros, Norte das Gerais | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amâncio, Robson | - |
dc.contributor.referee1 | Alencar, Edgar | - |
dc.contributor.referee2 | Libanio, João Batista | - |
dc.description.resumo | A paróquia São Sebastião, localizada no município de Montes Claros/MG, caracteriza-se porseu planejamento e por seu trabalho pastoral apostólico, orientando seus esforços para integrar fé e vida. As décadas de 1980 e 90 destacaram-se pela intensa participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais nas CEBs e pela educação popular com vistas à promoção humana e, conseqüentemente, comunitária. Este estudo de caso, de caráter interpretativo, buscou averiguar, pela observação participante e pelo roteiro de entrevistas, se o modo de intervir dos jesuítas, por meio das CEBs, foi educativo (de corte popular) ou tutorial (de cunho autoritário). Buscou também perquirir se havia relação entre a participação nas atividades paroquiais e as desenvolvidas nas associações, no sindicato e na própria comunidade, bem como se este envolvimento favoreceu o surgimento de práticas de desenvolvimento sustentável no cenário pesquisado. As respostas às questões foram dadas pelos próprios atores sociais, isto é, produtores familiares, moradores, religiosos e agentes pastorais e interpretadas pelo pesquisador. A intervenção educativa para a participação social nas comunidades propiciou o crescimento pessoal, comunitário e regional, contribuindo para o desenvolvimento a partir do envolvimento das pessoas como protagonistas na resolução dos seus problemas em todos os âmbitos e na busca de alternativas sustentáveis aos modelos economicistas e excludentes de desenvolvimento. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Administração e Economia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração - Mestrado (Dissertação) |
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