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dc.creatorFonseca, Maria Leila Rezende do Vale-
dc.date.accessioned2015-09-14T20:09:00Z-
dc.date.available2015-09-14T20:09:00Z-
dc.date.issued2015-09-14-
dc.date.submitted2000-12-15-
dc.identifier.citationFONSECA, M. L. R. do V. Impactos das mudanças tecnológicas e organizacionais na força de trabalho de três empresas do setor agroindustrial de Minas Gerais. 2000. 86 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2000.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10364-
dc.description.abstractWith the opening of the brazilian cconomy, the process of globalization in ali productive, economic and social sectors intensifíed. The work-force in the organizations was one of the sectors that was most affected by the technological and organizational changes oceurredduring this process. Due to the quickness in which the enterprises have to adapt to the new global reality, incorporating innovations in the administrative área, in the methods offinancial capital control and mechanisms to reduce costs, in the produetion technologies, as well as in the use of highly qualifíed work labor,this workproposes an analyis of the impact of thesechanges in the make-up of the work-force and in the demand for training towards the qualification ofworkers with technical educalion at the highschool leveiof the three agricultural-industrial enterprises of Minas Gerais. Two of them are in the food sector (derivatives of cofTee and dairy produets) and one produces chemical substances (fertilizers). The mcthodology used was bascdon the qualitativo rescarch by nieans of studying the historic-organizational case, developing a comparative analyzis of the results obtained and observed in the period of 1990 until 1998. The results and discussion involve a general characterization of the researched enterprises, including the process ofadministrative andindustrial modemization, the strategic and technological aspects of produetion and recruiting or work labor. In general it was observed that the enterprises diversified their product lines, having had considerable strategic invesünents in installations and expansions, marketing, maintanance, and acquisition of more modera machinery and equipment. The enterprises involved in this research have been experiencing intense organizational restrueturing, adopting new methods and administrative and productive practices. With the modemization process, the enterprises are requiring qualifíed work labor and have invested in training. In the hiring process, the workers are required to have minimal schooling at the high school levei or technical schooling of the same levei. According to the perspective ofthe people interviewed, the technical courses offered are not up-to-date. The people interviewed suggest, however, that subjects that deal with human relations be introduced in the curriculum, and that these subjects should be able to relate the theory with the practice by means of technical visits and internships.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTechnical innovationspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganization developmentpt_BR
dc.subjectForça de trabalhopt_BR
dc.subjectWork forcept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleImpactos das mudanças tecnológicas e organizacionais na força de trabalho de três empresas do setor agroindustrial de Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administração Ruralpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Edgard-
dc.contributor.referee1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee2Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee3Corrêa, Maria Laetitia-
dc.description.resumoCom a abertura da economia brasileira intensificou-se o processo de globalização em todos os setores produtivos, econômicos c sociais. A força de trabalho nas organizações foi um dos setores mais afetados pelas mudanças tecnológicas e organizacionais ocorridas nesse processo. Devido à rapidez com que as empresas têm que se adaptar à nova realidade mundial, incorporando inovações na área administrativa, nos métodos de controle do capital financeiro c mecanismos para redução de custos, nas tecnologias de produção, bem como na utilização da mão-de-obra altamente qualificada, este trabalho propõe uma análise dos impactos dessas mudanças na composição da força de trabalho c na demanda por treinamento para a qualificação dos trabalhadores com formação técnica de nível médio de três empresas agroindustriais de Minas Gerais. Duas delas são do ramo alimentício (derivados de café c produtos lácteos) e uma é produtora de insumos químicos (fertilizantes). A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso histórico-organizacional, realizando uma análise comparativa dos dados levantados e observados no período de 1990 a 1998. Os resultados e discussão envolvem uma caracterização geral das empresas estudadas, incluindo o processo de modernização industrial e administrativo, os aspectos tecnológico e estratégico da produção e da contratação de mão-de-obra. De modo geral observou-se que as empresas diversificaram a linha de produtos, tendo havido consideráveis investimentos estratégicos em instalações e ampliações, marketing, manutenção, e aquisição de máquinas e equipamentos mais modernos. As empresas pesquisadas têm realizado intensa reestruturação organizacional, aderindo a novos métodos e práticas administrativas e produtivas. Com o processo de modernização, as empresas estão exigindo mão-de-obra qualificada e têm investido em treinamento. No processo de contratação, exige-se que os trabalhadores tenham formação escolar mínima de ensino médio ou técnica. De acordo com a perspectiva dos entrevistados, os cursos técnicos oferecidos estão defasados. Sugerem, então, que sejam introduzidas nos currículos disciplinas que abordem relações humanas e que possam, ainda, relacionar mais a teoria com a prática por meio de visitas técnicas e estágios.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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