Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDrummond, Ricardo Luiz Araújo-
dc.date.accessioned2015-09-15T18:12:23Z-
dc.date.available2015-09-15T18:12:23Z-
dc.date.issued2015-09-15-
dc.date.submitted2003-05-30-
dc.identifier.citationDRUMMOND, R. L. A. Estratégia competitiva e difusão de tecnologia no setor produtivo cafeeiro do Sul de Minas Gerais. 2003. 75 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2003.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10368-
dc.description.abstractThis work presents a description ofthe coffee productive sector in the south region ofMinas Gerais state, Brazil. The aproach ofthe study was focused on the competitive strategy, specifically, the use ofinformation technology (IT), trading practices, and financing types; and transfer and difusion oftechnology, analysing the use and perceptions ofthe agents towards the different sources of information, and aproaching questions about the realization ofcourses. Atotal of 243 coffee producers and 52 professionals connected to coffee producing activities were interviewed. The main conclusions of the present study were (a) the coffee producers are aware of the need to be actualyzed and open to innovations; (b) the heterogenity ofcoffee farms and productivity systems may be a limitation to the formulation of development strategies to the coffee productive sector, (c) the use ofIT inside the properties is already a reality; (d) the use ofIT in the integration ofthe different sectors ofthe coffee agribusiness is still limited; (e) there is no standardization among the softwares used by the producers; (0 the main source ofinformation used by the coffe growers is the cooperatives; (g) itisstill early to measure the impact ofthe use ofcomputers in the coffee's productive chain; (h) the fact that the producers do not have a trading plan may be a limitant factor in the competitiveness ofthe productive sector; (i) the productive sector still depends on the government financing; (j) the events made to transfer technology are limited to the higher classes producers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCafépt_BR
dc.subjectCoffeept_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.titleEstratégia competitiva e difusão de tecnologia no setor produtivo cafeeiro do Sul de Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Júnior, Luiz Gonzaga de-
dc.contributor.advisor-co1Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee1Castro Júnior, Luiz Gonzaga de-
dc.contributor.referee2Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee3Mendes, Antônio Nazareno de Guimarães-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma descrição do setor produtivo da cadeia do café na região Sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram abordados aspectos ligados a estratégias competitivas, especificamente o uso da tecnologia da informação (TI), práticas de comercialização e tipos de financiamentos, e aspectos ligados à transferência e difusão de tecnologia, analisando o uso e a percepção dos agentes com relação as principais fontes de informação e abordando questões sobre a realização de cursos e treinamentos. Foram entrevistados 243 cafeicultores e 52 técnicos ligados à cafeicultura. Concluiu-se que (a) os cafeicultores estão atentos à necessidade de se manterem atualizados e de estarem abertos às inovações tecnológicas; (b) a heterogeneidade de propriedades cafeeiras e sistemas produtivos adotados pode constituir uma dificuldade na formulação de estratégias de desenvolvimento do setor produtivo do café; (c) o uso da TI dentro das propriedades já é uma realidade; (d) o uso da TI na integração entre os diferentes setores do agronegócio café ainda é limitado, fazendo-se uma ressalva para as tecnologias de telecomunicações; (e) não existe uma padronização entre os sistemas utilizados pelos produtores; (f) a cooperativa é a fonte de informação mais utilizada e com maior credibilidade; (g) ainda é cedo para mensurar os impactos da informatização na cadeia produtiva do café; (h) a ausência de estratégias de comercialização pode constituir um fator limitante à competitividade do setor produtivo; (i) o setor produtivo ainda depende diretamente do financiamento oriundo do primeiro setor; (j) os eventos de transferência e difusão de tecnologia ainda são reservados à elite da cafeicultura.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado (Dissertação)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.