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dc.creatorGiacomin, Rafael Luís-
dc.date.accessioned2015-09-25T17:31:49Z-
dc.date.available2015-09-25T17:31:49Z-
dc.date.issued2015-09-25-
dc.date.submitted2015-08-03-
dc.identifier.citationGIACOMIN, R. L. Educação e ação de governo: análises do ensino público brasileiro. 2015. 108 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10460-
dc.description.abstractThe present study is divided into two articles of which central axis revolves the concern in improving public teaching in Brazil. The first article aimed at identifying the influence of factors susceptible of intervention from public management over proficiency in mathematics of 5 th year students in Brazilian public schools. The second article aimed at investigating the evolution of public expenses in order to identify if social expenses, especially education, were prioritized at any moment within the period from 2000 to 2014. In this sense, we sought to identify, on the one hand, which factors most influence education quality, and on the other, which effort measure the government has performed in recent years to substantiate an improvement in education. The set of results found by means of both articles refers to a positive perspective regarding education in the country, concerning the efforts of public policy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectBudgetpt_BR
dc.subjectRecurso públicopt_BR
dc.titleEducação e ação de governo: análises do ensino público brasileiropt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Valéria da Glória Pereira-
dc.contributor.referee1Bermejo, Paulo Henrique de Souza-
dc.contributor.referee2Rigatto, Silvia Helena-
dc.contributor.referee3Pinto, João Batista Moreira-
dc.description.resumoO presente estudo está dividido em dois artigos, cujo eixo central gira em torno da preocupação em melhorar o ensino público no Brasil. O primeiro artigo teve como objetivo identificar a influência de fatores passíveis de intervenção pela gestão pública sobre a proficiência em matemática dos alunos do 5° ano (4ª série) do ensino fundamental nas escolas públicas do Brasil. O segundo artigo teve como objetivo investigar a evolução dos gastos públicos a fim de identificar se os gastos sociais e, em especial, a educação, foram priorizados em algum momento, no período compreendido entre 2000 e 2014. Nesse sentido, procurou-se identificar, por um lado, quais fatores influenciam mais na qualidade da educação, e por outro, qual a medida de esforço que o governo tem realizado nos últimos anos para concretizar uma melhoria na educação. O conjunto dos resultados encontrados pelos dois artigos remete a uma perspectiva positiva em relação à educação no país no que concerne ao esforço da política pública.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083005814911466pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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