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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Clesiane de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-10-21T11:02:10Z-
dc.date.available2015-10-21T11:02:10Z-
dc.date.issued2015-10-20-
dc.date.submitted2015-08-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, C. de O. O e-commerce como instrumento de comercialização para os produtos da agricultura familiar brasileira: o caso do Programa Rede Brasil Rural. 2015. 192 p. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10510-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the adoption of e-commerce as a marketing tool of the Brazilian family farming. The research was conducted with 94 organizations in this sector, in the period of February to March of 2015. For data collection, questionnaires and interviews were used and the statistical analyzes were performed using the models Probit and Ordered Probit. Firstly were identified the main characteristics of the organizations and supply chain functions that impact the use of the internet and the adoption of e-commerce for those organizations. Then were analyzed the main external and internal barriers and the main supporting factors influencing the process of adoption of the ecommerce by the sector. The last part of the study analyzes the Brazil Rural Network Program as a tool to facilitate the marketing process of family farming. It was concluded that the size and global scope of the organization are the two main organizational characteristics that affects the process of Internet use and adoption of e-commerce. As the supply chain functions only the finance function was considered influential in this process. The main external barriers to adoption of e-commerce are related to confidence and security in the perform of the transactions. As internal barriers, those related to human capital were considered the biggest obstacles to e-commerce adoption process. The main supporting factors described by these organizations were the ease of information, the largest product choice and easier to make comparisons over the internet. When the Brazil Rural Network Program was analyzed it was concluded that organizations agree that the program could become an important marketing tool for the Brazilian family farming. However, important adjustments need to be realized so the program stands out as a major electronic marketing tool for family farms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectPrograma Rede Brasil Ruralpt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectFamily agriculturept_BR
dc.subjectBrazil Rural Network Programpt_BR
dc.titleO e-commerce como instrumento de comercialização para os produtos da agricultura familiar brasileira: o caso do Programa Rede Brasil Ruralpt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Carneiro, Alziro Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Diniz, Fábio Homero-
dc.contributor.referee3Vilas Boas, Ana Alice-
dc.contributor.referee4Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.description.resumoEste estudo foi realizado com o objetivo de analisar a adoção do ecommerce como instrumento de comercialização da agricultura familiar brasileira. A pesquisa foi realizada com 94 organizações desse setor, no período de fevereiro a março de 2015. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários e entrevistas e as análises estatísticas foram realizadas por meio dos modelos Probit e Probit Ordenado. Primeiramente, foram identificadas as principais características das organizações e as funções da cadeia de suprimento que impactam na utilização da internet e na adoção do e-commerce por essas organizações. Em seguida, foram analisadas as principais barreiras externas e internas e os principais fatores de apoio influenciadores do processo de adoção do e-commerce pelo setor. Na última parte do estudo analisa-se o Programa Rede Brasil Rural como instrumento facilitador do processo de comercialização da agricultura familiar. Concluiu-se que a dimensão da organização e o escopo global são as duas principais características organizacionais que afetam o processo de utilização da internet e adoção do e-commerce. Quanto às funções da cadeia de suprimento, somente a função finanças foi considerada influenciadora desse processo. As principais barreiras externas à adoção do ecommerce estão relacionadas à confiança e à segurança nas realizações das transações. Como barreiras internas, aquelas relacionadas ao capital humano foram consideradas os maiores obstáculos ao processo de adoção do ecommerce. Os principais fatores de apoio descritos por essas organizações foram a facilidade de obter informações, a maior opção de produtos e a maior facilidade para realizar comparações por meio da internet. Quando se analisou o Programa Rede Brasil Rural, concluiu-se que as organizações concordam que o programa pode se tornar um importante instrumento de comercialização para a agricultura familiar brasileira, todavia, importantes ajustes necessitam ser realizados para que o programa se destaque nessa função.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de Setores Específicospt_BR
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