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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Maykmiller Carvalho-
dc.date.accessioned2015-10-21T15:45:05Z-
dc.date.available2015-10-21T15:45:05Z-
dc.date.issued2015-10-21-
dc.date.submitted2015-08-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, M. C. Estudo de flambagem em colunas utilizando a técnica de velocimetria por imagem de partículas (PIV). 2015. 74 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10516-
dc.description.abstractFaced to the complex analysis of structural deformation, buckling effects were studied in steel rectangular hollow bar subjected to axial compressive forces. It worked to quantify the horizontal column deformation using an optical technique, based on images to evaluate the structural behavior. The objective of this study was to use the particle image velocimetry (PIV) technique a non destructive method to study the structures. The test using metallic specimens were performed in the Resistance of Materials and Mechanics of Structure Laboratory of the Federal University of Lavras (UFLA). It evaluated the behavior of metallic columns requested solely by an axial compressive load that caused a buckling effect on the columns. The PIV technique was a pplied to quantify the strain, based on the image analysis to provide and measure the displacement of the structure. With the application of PIV technique, buckling map was provided during the test. It show the different stages during the compressive teste and 1,62mm of the horizontal displacement towards lower inertia was obtained while the displacement obtained by Finite Element was 1,56mm in this same direction. From the resulting vector module was possible to differentiate the stage of the column before and after the critical load of buckling and breaking point thereof. Thus, it was concluded that the PIV technique can be used to measure the column displacement in a plane, which certainly permit its application to monitor structures in use.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDeformaçãopt_BR
dc.subjectFlambagempt_BR
dc.subjectColunaspt_BR
dc.subjectPIVpt_BR
dc.subjectElementos finitospt_BR
dc.subjectDeformationpt_BR
dc.subjectBucklingpt_BR
dc.subjectColumnspt_BR
dc.subjectFinite elementpt_BR
dc.titleEstudo de flambagem em colunas utilizando a técnica de velocimetria por imagem de partículas (PIV)pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Agrícolapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Francisco Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Alves Júnior, Roberto Braga-
dc.contributor.advisor-co2Magalhães, Ricardo Rodrigues-
dc.contributor.referee1Alves Júnior, Roberto Braga-
dc.contributor.referee2Magalhães, Ricardo Rodrigues-
dc.contributor.referee3Teixeira, Renilson Luiz-
dc.description.resumoDiante da complexa análise das deformações estruturais, foram estudados efeitos de flambagem em perfis tubulares retangulares metálicos, submetidos aos esforços de compressão axial. Buscou-se quantificar as deformações horizontais em pilares, utilizando uma técnica óptica, por meio de imagens para avaliação do comportamento estrutural. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de se empregar a técnica de velocimetria por imagem de partículas (PIV) no estudo das estruturas como uso de um método não destrutivo. Os ensaios, utilizando corpos-de-prova metálicos, foram realizados no Laboratório de Resistência dos Materiais e Mecânica das Estruturas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi avaliado o comportamento de colunas metálicas solicitadas, exclusivamente, por uma carga de compressão axial que provocou um efeito de flambagem nos corpos de prova. Para quantificar essa deformação, foi aplicada a técnica PIV, que pela análise das imagens, forneceu medidas de deslocamento da estrutura. Com a aplicação da técnica PIV, foram obtidos mapas de deslocamento das colunas durante o ensaio. Verificaram-se os diferentes estágios de deformação e deslocamento máximo horizontal de 1,62mm no sentido da menor inércia e o deslocamento obtido por Elementos Finitos foi de 1,56mm neste mesmo sentido. Com base no módulo do vetor resultante, foi possível distinguir o estágio da coluna antes e depois da carga crítica de flambagem. Deste modo, concluiu-se que a técnica PIV pode ser utilizada na quantificação dos deslocamentos de colunas em um plano, o que certamente permitirá a sua aplicação em monitoramento de estruturas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenhariapt_BR
dc.subject.cnpqConstruções Rurais e Ambiênciapt_BR
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