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dc.creatorBarcelos, Mônica Naves-
dc.date.accessioned2015-10-26T15:32:00Z-
dc.date.available2015-10-26T15:32:00Z-
dc.date.issued2015-10-23-
dc.date.submitted2015-07-10-
dc.identifier.citationBARCELOS, M. N. Armadilhas Paradigmáticas na educação ambiental: análise em PPPs de escolas públicas do ensino médio de uma cidade do interior de Minas Gerais. 2015. 63 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10535-
dc.description.abstractThis research was conducted based on the reading and interpretation of studies conducted by Grün (1996) regarding the inexistence of the environment in modern education. To understand if the environment is present, and in which forms modern education in public high schools of a municipality in the countryside of southern Minas Gerais, Brazil, we analyzed their Pedagogical Political Projects (PPPs). This analysis allow us to identify the presence or absence of socioenvironmental issues. For this, we used a hermeneutic methodology. Therefore, the development of this study was based on a documental type qualitative research. In the school PPPs analyzed, we found expressions and languages that reduce the ample dimension the environment can present. This reducing can be understood as “paradigmatic traps” (GUIMARÃES; QUEIROZ; PLÁCIDO, 2014) that, historically, influence and are reproduced in education. This work contributes in showing the importance of school PPPs as epistemological space, as well as for the action of educators. We expect it to reveal potential allies that opt for the educative perspective, that education should be environmental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação socioambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambiente nos Projetos Políticos Pedagógicospt_BR
dc.subjectArmadilhas paradigmáticaspt_BR
dc.subjectSocioenvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironment in Pedagogical Political Projectspt_BR
dc.subjectParadigmatic trapspt_BR
dc.titleArmadilhas Paradigmáticas na educação ambiental: análise em PPPs de escolas públicas do ensino médio de uma cidade do interior de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeParadigmatic traps in environmental education: analysis of PPPs of public high schools in a city in Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee1Monteiro, Bruno Andrade Pinto-
dc.contributor.referee2Felício, Helena Maria Santos-
dc.description.resumoO problema desta pesquisa iniciou-se a partir da leitura e interpretação de estudos de Grün (1996) sobre a inexistência do ambiente na educação moderna. Para compreender se o ambiente está presente e de que formas na educação moderna de escolas públicas do Ensino Médio de uma cidade do interior do sul de Minas Gerais, foram analisados seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). A análise possibilitou identificar a presença ou silêncio de questões socioambientais. Para tanto, percorreu-se o caminho da metodologia hermenêutica. Logo, o desenvolvimento deste estudo pautou-se em uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Nos PPPs escolares analisados foram encontradas expressões e linguagens que reduzem a ampla dimensão que o ambiente pode ter. Esse reducionismo pode ser compreendido como “armadilhas paradigmáticas” (GUIMARÃES; QUEIROZ; PLÁCIDO, 2014) que, historicamente, influenciam e são reproduzidas na educação. Acreditamos que esse trabalho contribui para demonstrar a importância do PPP escolar como um espaço epistemológico e de ação de educadores e educadoras. Esperamos que revele aliados e aliadas potenciais que façam a opção pela perspectiva educativa de que a educação deve ser ambiental.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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