Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10584
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Freire, Joseil Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-12T16:12:54Z | - |
dc.date.available | 2015-11-12T16:12:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2015-07-24 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, J. C. Evolução de conceitos de mundo: uma proposta para inserção da teoria da relatividade no ensino médio. 2015. 111 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10584 | - |
dc.description.abstract | This work presents the development and application of a proposal for inclusion of topics Theory of Special Relativity and General Relativity in high school. It also presents the results obtained during its application and a short discussion on them. The developed didatic sequence makes use of varied teaching tools, with emphasis on group work. The application of the didactic sequence occurred during regular class period, the morning shift, in three high school classes of first, second and third year. It was adopted as didatic material educational an alternative book for Physics Teaching, which uses a language closer to that used by the students. The Manga Guide to Relativity, which addresses, among other things, the concepts of the Theory of Special and General Relativity simply and understandable for students, making it the most attractive content. All work is grounded in constructivism, specifically the Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Joseph D. Novak. The developed product is presented at the end of this work, and consists of a material for the teacher containing all activities, texts, suggested readings and links, as well as notes on the result of this first application. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Relatividade restrita | pt_BR |
dc.subject | Relatividade geral | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Física contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Physics education | pt_BR |
dc.subject | Special relativity | pt_BR |
dc.subject | General relativity | pt_BR |
dc.subject | Modern Physics | pt_BR |
dc.subject | Contemporary Physics | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.title | Evolução de conceitos de mundo: uma proposta para inserção da teoria da relatividade no ensino médio | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Charret, Iraziet da Cunha | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Antônio dos Anjos Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Amanda Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Antônio Marcelo Martins | - |
dc.contributor.referee3 | Charret, Iraziet da Cunha | - |
dc.contributor.referee4 | Moreira, Marco Antônio | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma proposta de inserção de tópicos de Teoria da Relatividade Restrita e Geral no Ensino Mé- dio. Apresenta também os resultados obtidos durante sua aplicação e uma pequena discussão sobre eles. A sequência didática desenvolvida faz uso de ferramentas pedagógicas variadas, com ênfase nos trabalhos em grupo. A aplicação da sequência didática ocorreu durante o período de aula regular, no turno da manhã, em três turmas de Ensino Médio de primeiro, segundo e terceiro ano. Adotou-se como material didático um livro alternativo para o Ensino de Física, que utiliza uma linguagem mais próxima daquela utilizada pelos estudantes. O Guia Mangá de Relatividade, que aborda, entre outros temas, os conceitos de Teoria da Relatividade Restrita e Geral de forma simples e compreensível para os estudantes, tornando o conteúdo mais atrativo. Todo o trabalho está embasado no construtivismo, mais precisamente na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph D. Novak. O produto desenvolvido está apresentado ao final deste trabalho, e consta de um material para o professor contendo todas as atividades realizadas, textos, sugestões de leituras e links, assim como os apontamentos sobre o resultado dessa primeira aplicação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
Appears in Collections: | Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Evolução de conceitos de mundo uma proposta para inserção da teoria da relatividade no ensino médio.pdf | 635,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.