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dc.creatorSouza, Cesar Alencar de-
dc.date.accessioned2015-11-27T16:48:15Z-
dc.date.available2015-11-27T16:48:15Z-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.date.submitted2015-10-02-
dc.identifier.citationSOUZA, C. A. de. Astronomia como tema estruturante de uma unidade didática. 2015. 106 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10623-
dc.description.abstractThis assignment presents the development of a teaching unit which has the theme Astronomy. The strategies used range from dialogued lectures, problem solving, use of scientific texts and videos, model building, research, seminars presentation. All of this is in order to promote the reflective, critical and argumentative student´s participation, considering their previous knowledge, both from their experiences, as those systematized in the school environment. The assessment gets highlighted throughout the process in a formative, emancipatory and regulator character. The approach of Modern and Contemporary Physics, permeating the planning, adds to the all expecting to bring greater contribution to scientific literacy process for students. Following the teaching unit description built with a meaningful learning prospect, we present the content analysis guided by the assumptions of qualitative research in order to identify the potential of the knowledge construction process and its appropriation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectUnidade didáticapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTeaching unitpt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleAstronomia como tema estruturante de uma unidade didáticapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.advisor-co1Charret, Iraziet da Cunha-
dc.contributor.referee1Martins, Mayler-
dc.contributor.referee2Brito, Luiz Cléber Tavares de-
dc.contributor.referee3Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de uma unidade didática (UD) que tem como tema, Astronomia. As estratégias utilizadas vão desde aulas expositivas dialogadas, resolução de problemas, utilização de textos de divulgação científica e vídeos, construção de modelos, pesquisa e apresentação de seminários, todos com a intenção de favorecer a participação reflexiva, crítica e argumentativa dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios, tanto oriundos de suas experiências, quanto aqueles sistematizados no ambiente escolar. A avaliação recebe destaque durante todo o processo num caráter formativo, emancipatório e regulador. A abordagem de Física Moderna e Contemporânea, permeando o planejamento, soma-se ao todo na expectativa do nosso objetivo geral, a alfabetização científica (AC) dos discentes. Acompanhando a descrição da unidade didática, construída com a perspectiva de uma aprendizagem significativa, apresentamos a análise de conteúdo, orientados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, visando identificar as potencialidades dos processos da construção do conhecimento e sua apropriação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

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