Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGrossi, Maria do Carmo de Andrade Junqueira-
dc.date.accessioned2016-03-08T11:53:52Z-
dc.date.available2016-03-08T11:53:52Z-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.date.submitted2016-02-19-
dc.identifier.citationGROSSI, M. do C. de A. J. Ensino de física inclusivo envolvendo alunos com deficiência visual na educação de jovens e adultos. 2016. 107 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10875-
dc.description.abstractWhen we think the teaching of Physics to students with visual impairments, we note that we are still not ready to receive these students. The adopted curriculum, the teaching materials, and the traditional languages are not adequate. The teaching of Physics for students with visual impairments in the Youth and Adult Education courses (EJA) becomes even more critical and challenging. In this work we proposed to promote the teaching of Physics which is designed to assist and enhance the potential of students with visual impairments in EJA. We present a selection of educational content appropriate for the EJA context and adapted for students with visual impairments. We developed a teaching unit for the first year of EJA that used teaching materials written in ink, electronic format and Braille. We also developed manipulative materials designed to help in the understanding of the concepts taught in the course. The work was developed during the school year 2014, in the first grade of EJA-B. It started in the first semester and continued in the next semester with the same students in the second grade of EJA-B. In this work we analyze the results of the investigation regarding the development of the teaching unit "Hydrostatic and its applications" and the manipulative materials created and used throughout the year 2014. We could observe that the teaching of Physics was realized, attending our demands and recognizing the value of students of EJA with and without disabilities. Furthermore, the students who were benefited by this proposal felt included. It made a contribution to their education as contemporary, active and solidary citizens, with tools to understand, intervene and participate in the reality, which are high school goals, in particular within the context of EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.titleEnsino de física inclusivo envolvendo alunos com deficiência visual na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Libardi, Helena-
dc.contributor.advisor-co1Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.referee1Cozendey, Sabrina Gomes-
dc.contributor.referee2Freire, André Pimenta-
dc.contributor.referee3Charret, Iraziet da Cunha-
dc.description.resumoQuando pensamos o ensino de Física para alunos com deficiência visual, notamos que ainda não estamos preparados para receber esses alunos. Os currículos adotados, os materiais didáticos e a linguagem tradicionais não estão adequados. O ensino de Física para alunos com deficiência visual na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna-se mais crítico e desafiador . Neste trabalho nos propomos promover um ensino de Física que visa atender e valorizar o potencial dos alunos com deficiência visual na EJA. Apresentamos uma seleção de conteúdos adequados para a EJA e adaptados para o aluno com deficiência visual. Elaboramos uma unidade didática para o primeiro ano da EJA que utilizou material didático escrito em tinta, formato eletrônico e Braille e materiais manipulativos que visam auxiliar a compreensão dos conceitos ensinados. O trabalho foi desenvolvido no ano letivo de 2014, na turma 1º ano da EJA-B no primeiro semestre. Esta turma foi acompanhada também no segundo semestre, turma 2º ano da EJA-B. Neste trabalho analisamos os resultados obtidos da investigação do desenvolvimento de uma unidade didática "Hidrostática e suas aplicações" e os materiais manipulativos criados e usados durante todo o ano de 2014. Foi possível perceber que o ensino de Física se concretizou, atendeu e valorizou os alunos com e sem deficiência da EJA e que os alunos beneficiados com esta proposta se sentiram incluídos, contribuindo para sua formação como cidadãos contemporâneos, atuantes e solidários, com instrumentos para compreender, intervir e participar da realidade, que são objetivos do ensino médio, em especial, da EJA.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Appears in Collections:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.