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dc.creatorArantes, Luciano José-
dc.date.accessioned2016-04-11T17:38:18Z-
dc.date.available2016-04-11T17:38:18Z-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.date.submitted2016-02-19-
dc.identifier.citationARANTES, L. J. Avaliando a aprendizagem do conceito de energia no ensino médio usando a TRI. 2016. 156 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11022-
dc.description.abstractThis work presents the development, application, calibration and analysis of items about the concept of energy for the three years of high school. It discusses the importance of evaluation in the teaching-learning process and presents a justification of the need for achieving the identification of conceptual gaps of students. Important concepts for the development of items, such as descriptors and distractors, are presented and discussed in the text. The principal aim of this work consists in building a sequential assessment, for the three years of high school, to monitor the learning development of the concept of Energy. The items have been drawn up in accordance with the recommendations of the Ministry of Education and Culture (MEC), using as basis the Curriculum of Physics of the State of Minas Gerais, and involve the application of the concept of Energy in mechanics, thermodynamics and electromagnetism. Some itens were used in different tests in order to check whether the students maintain skills acquired in previous years. The tests were applied to students of private and public schools in the cities of Formiga, Lavras and Três Corações, sampling 676 students from four schools. The result of the application of the tests in these schools were analyzed using the classical theory of testing and Item response theory. As educational product, it was developed a Bank of items, consisting of the catalog of 45 calibrated and tested items, containing some descriptive and pedagogical informations. Our results demonstrate the great difficulty of students in the learning of concepts related to Energy. In particular, students present great difficulty in linking concepts learned in different stages of the learning process, or in different topics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectInstrumentos de Avaliação de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectElaboração de itenspt_BR
dc.subjectTeoria de Resposta ao Item (TRI)pt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectLearning Assessment Toolspt_BR
dc.subjectPhysics Educationpt_BR
dc.subjectItems elaborationpt_BR
dc.subjectItem Response Theory (IRT)pt_BR
dc.titleAvaliando a aprendizagem do conceito de energia no ensino médio usando a TRIpt_BR
dc.title.alternativeAssessing learning energy concept in secondary education using the IRTpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, Ulisses Azevedo-
dc.contributor.advisor-co1Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.referee1Gazire, Eliane Sheid-
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Fernades-
dc.contributor.referee3Charret, Iraziet da Cunha-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a elaboração, aplicação, calibração e análise de itens sobre o conceito de Energia nos três anos do Ensino Médio. Discute-se a importância da avaliação para o processo de ensino aprendizagem e a apresenta-se uma justificativa da necessidade de sua realização na identificação de lacunas conceituais dos estudantes. Conceitos importantes para a elaboração de itens, como descritores e distratores, são apresentados e discutidos no texto. O objetivo do presente trabalho constitui-se em construir uma avaliação sequencial, para os três anos do Ensino Médio, para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do conceito de Energia. Os itens foram elaborados segundo as recomendações do Ministério da Educação e Cultura (MEC), utilizando como base a Matriz Curricular de Física do Estado de Minas Gerais, e envolvem a aplicação do conceito de Energia em mecânica, termodinâmica e eletromagnetismo. Itens comuns aos testes nos três anos foram utilizados com o objetivo de verificar se os estudantes possuíam habilidades adquiridas nos anos anteriores. Os testes foram aplicados a estudantes de escolas particulares e públicas de Formiga, Lavras e Três Corações, totalizando 676 estudantes de quatro escolas. O resultado de aplicação dos testes nas escolas foram analisados utilizando-se a Teoria Clássica de Testes e a Teoria de Resposta ao Item. Como produto educacional, foi desenvolvido um banco de itens, um catálogo de 45 itens, calibrados e testados, contendo informações descritivas e pedagógicas. Os resultados deste trabalho evidenciam a grande dificuldade dos estudantes na aprendizagem de conceitos relacionados à Energia. Em especial, os estudantes apresentam grande dificuldade em relacionar conceitos aprendidos em diferentes momentos do processo de aprendizagem, ou em diferentes tópicos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFísica Geralpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133971631844678pt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

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