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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Gisele Polyana Rodrigues-
dc.date.accessioned2013-09-23T19:28:06Z-
dc.date.available2013-09-23T19:28:06Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-03-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, G. P. R. O ensino das cônicas através de estudos contextualizados até sua concepção na geometria analítica: parábola. 2013. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1128-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectParabólicopt_BR
dc.subjectCoordenada polarpt_BR
dc.subjectRotação de eixopt_BR
dc.subjectParabolicpt_BR
dc.subjectPolar coordinatept_BR
dc.subjectAxis rotationpt_BR
dc.titleO ensino das cônicas através de estudos contextualizados até sua concepção na geometria analítica: parábolapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDEX - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationMatemáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrari, Agnaldo José-
dc.contributor.referee1Costa, Maria do Carmo Pacheco de Toledo-
dc.contributor.referee1Jorge, Grasiele Cristiane-
dc.description.resumoAs cônicas são utilizadas atualmente em astronomia, engenharia, arquitetura, física e em várias outras áreas. Porém, o estudo das cônicas fica restringido ao Ensino Médio, e na maioria dos casos, nem no Ensino Médio é trabalhado. Em muitos livros didáticos encontrados nas escolas, o ensino das cônicas se restringe a memorização de fórmulas sem o entendimento das propriedades e conceitos por trás delas. Apolônio foi o primeiro a se aprofundar no estudo das cônicas. Kepler estabeleceu que as órbitas dos planetas fossem elípticas, e desde então o uso da elipse ganhou importância na astronomia. Ela também é utilizada para construção de alguns tipos de refletores e nas câmaras de sussurros, que utilizam suas propriedades de reflexão nos focos. No método de navegação LORAN (long-range navigation) e na descrição da trajetória de uma partícula-alfa sujeita ao campo elétrico gerado por um núcleo atômico, é utilizado o conceito de hipérbole. Na fabricação de antenas parabólicas, faróis de automóveis, refletores, entre outros, é utilizado o conceito de parábola. Sugerimos que para o ensino de cônicas deve-se dar enfase a visualização, utilizando material concreto e daí partir para as definições. Para isso foram apresentadas algumas atividades interessantes para se trabalhar na sala de aula. No Capítulo 5 foi apresentado uma parte sobre transformações de coordenadas mais voltada para cursos de graduação. Deseja-se com isso levar o aluno do Ensino Médio a se interessar e entender as cônicas.pt_BR
dc.description.resumoConics are currently used in astronomy, engineering, architecture, physics and many other areas. However, the study of conics is restricted to high school and, in most cases, not even then. Conics are taught, in many textbooks, only by memorizing formulas, without understanding the properties and concepts behind them. Apollonius was the first to deepen in the study of conics. Kepler established that the planets’ orbits were elliptical and, since then, ellipses have gained importance in astronomy. It is also used in the construction of reflectors and whispering chambers, which use its properties of reflection in the focus. The hyperbole method is used in the LORAN navigation method (long-range navigation) and in the description of an alpha-particle subject to an electrical field generated by an atomic nucleus. The parabola is used in the fabrication of satellite dishes, head lights, reflectors, among others. The parabolas are models of various types of movements and are vastly used in physics. We suggest that conics must be taught in a manner of easer visualization using concrete material and, after this, teach the definitions. In order to do this, we bring some interesting activities to work with in the classroom. We also bring, in chapter 5, a portion on coordinate transformations focusing on graduate courses. With this we aim at leading the high school student to be interested in and understand conics.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)



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