Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Elton José | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-23T20:12:34Z | - |
dc.date.available | 2013-09-23T20:12:34Z | - |
dc.date.copyright | 2013 | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013-03-14 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, E. J. Estilos de aprendizagem no ensino médio e a sua influência na disciplina de Matemática. 2013. 74 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1130 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Estilo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Learning styles | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | Estilos de aprendizagem no ensino médio e a sua influência na disciplina de Matemática | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | DEX - Programa de Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.description.concentration | Matemática | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferrari, Agnaldo José | - |
dc.contributor.referee1 | Jorge, Grasiele Cristiane | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, José Antônio Araújo | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho o autor apresenta um estudo sobre estilos de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio de algumas escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais. O objetivo é identificar e categorizar o perfil predominante entre os alunos desse nível de ensino e compará-lo aos estilos dos professores de matemática. Para realizar esta pesquisa trabalhou-se com uma amostra de 556 alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) de três escolas estaduais, sendo duas da cidade de Formiga e uma da cidade de Cristais, ambas de Minas Gerais. Num primeiro momento foi pedido aos alunos e aos professores de matemática que respondessem o questionário N-ILS (New Index of Learning Styles), essa é versão reduzida e adaptada por Vieria Junior (2012) ao contexto brasileiro do questionário original conhecido como ILS (Index of Learning Styles) proposto por Felder e Silverman (1988), a fim de levantar os dados necessários a pesquisa. Posteriormente analisaram-se os estilos dos alunos que apresentavam o melhor desempenho nesta disciplina. Após realizar os estudos estatísticos pode-se verificar que os alunos do Ensino Médio, em geral, são predominantemente sensoriais, visuais, ativos e sequenciais. Observou-se ainda que os alunos com melhor desempenho em matemática apresentaram estilos de aprendizagem mais próximos àqueles demonstrados pelos professores deste conteúdo. Por fim, foram dadas sugestões para o planejamento de uma aula de modo a atender a maior parte dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.resumo | In this paper the author presents a study on learning styles of high school students in some public schools of the state of Minas Gerais. The goal is to identify and categorize the predominant profile among students on this level and compare it to the styles of math teachers. To perform this study we worked with a sample of 556 high school students (1st, 2nd and 3rd year) of three state schools, two city Formiga and Cristais City, both of Minas Gerais. At first it was proposed to students and teachers of mathematics to answer the questionnaire N-ILS (Index of Learning Styles), this version is reduced and adapted to the Brazilian context of the original questionnaire known as ILS (Index of Learning Styles) proposed by Felder and Silverman (1988) in order to get the necessary data search. Subsequently analyzed the styles of the students who had the best performance in this discipline. After performing statistical studies can be seen that the high school students in general are predominantly sensory, visual, active and sequential. It was also observed that students with better performance in mathematics showed learning styles closer to those shown by the teachers of this content. Finally, suggestions were given to planning a lesson to meet most students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ_NÃO_INFORMADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Estilos de aprendizagem no Ensino Médio e a sua influência na disciplina de Matemática.pdf | 593,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.