Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Elton José-
dc.date.accessioned2013-09-23T20:12:34Z-
dc.date.available2013-09-23T20:12:34Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-03-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, E. J. Estilos de aprendizagem no ensino médio e a sua influência na disciplina de Matemática. 2013. 74 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1130-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEstilo de aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLearning stylespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleEstilos de aprendizagem no ensino médio e a sua influência na disciplina de Matemáticapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDEX - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationMatemáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrari, Agnaldo José-
dc.contributor.referee1Jorge, Grasiele Cristiane-
dc.contributor.referee1Andrade, José Antônio Araújo-
dc.description.resumoNeste trabalho o autor apresenta um estudo sobre estilos de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio de algumas escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais. O objetivo é identificar e categorizar o perfil predominante entre os alunos desse nível de ensino e compará-lo aos estilos dos professores de matemática. Para realizar esta pesquisa trabalhou-se com uma amostra de 556 alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) de três escolas estaduais, sendo duas da cidade de Formiga e uma da cidade de Cristais, ambas de Minas Gerais. Num primeiro momento foi pedido aos alunos e aos professores de matemática que respondessem o questionário N-ILS (New Index of Learning Styles), essa é versão reduzida e adaptada por Vieria Junior (2012) ao contexto brasileiro do questionário original conhecido como ILS (Index of Learning Styles) proposto por Felder e Silverman (1988), a fim de levantar os dados necessários a pesquisa. Posteriormente analisaram-se os estilos dos alunos que apresentavam o melhor desempenho nesta disciplina. Após realizar os estudos estatísticos pode-se verificar que os alunos do Ensino Médio, em geral, são predominantemente sensoriais, visuais, ativos e sequenciais. Observou-se ainda que os alunos com melhor desempenho em matemática apresentaram estilos de aprendizagem mais próximos àqueles demonstrados pelos professores deste conteúdo. Por fim, foram dadas sugestões para o planejamento de uma aula de modo a atender a maior parte dos estudantes.pt_BR
dc.description.resumoIn this paper the author presents a study on learning styles of high school students in some public schools of the state of Minas Gerais. The goal is to identify and categorize the predominant profile among students on this level and compare it to the styles of math teachers. To perform this study we worked with a sample of 556 high school students (1st, 2nd and 3rd year) of three state schools, two city Formiga and Cristais City, both of Minas Gerais. At first it was proposed to students and teachers of mathematics to answer the questionnaire N-ILS (Index of Learning Styles), this version is reduced and adapted to the Brazilian context of the original questionnaire known as ILS (Index of Learning Styles) proposed by Felder and Silverman (1988) in order to get the necessary data search. Subsequently analyzed the styles of the students who had the best performance in this discipline. After performing statistical studies can be seen that the high school students in general are predominantly sensory, visual, active and sequential. It was also observed that students with better performance in mathematics showed learning styles closer to those shown by the teachers of this content. Finally, suggestions were given to planning a lesson to meet most students.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Estilos de aprendizagem no Ensino Médio e a sua influência na disciplina de Matemática.pdf593,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.