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dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.date.accessioned2016-07-20T17:37:13Z-
dc.date.available2016-07-20T17:37:13Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.citationBETLINSKI, C. Formação de professores: problematizações e propostas para o projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 2, n. 5, p. 7-21, maio/ago. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ojs.ws.ufgd.edu.br/index.php?journal=educacao&page=article&op=view&path%5B%5D=1746&path%5B%5D=1271pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11386-
dc.description.abstractThe aim of this article is to establish a discussion about the teaching degree in the bachelor degrees courses in Universities, having as its main focus the analysis of the Pedagogical Project of Curse. It discusses the process and expansion of the Brazilian Universities in the marketing context and its consequences to the public politics of Higher Education Management, apart from its implications in the teachers initial degrees. From the three main elements of the Pedagogical Project of Course, the concept of education, the egress profile and teaching methodologies, this article criticizes the marketing pattern of education and believes the Teaching degree as a cultural self-education process, which leads to the Greek Paideia.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceEducação e Fronteiras On-Linept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLicenciatura - Projeto pedagógico de cursopt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectTeaching degree - Pedagogical projectpt_BR
dc.titleFormação de professores: problematizações e propostas para o projeto pedagógico dos cursos de licenciaturaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching degree: problematizations and proposals for the pedagogical project of teaching coursespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoPropõe-se neste artigo uma discussão sobre a formação de professores dos cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior tendo como foco a análise do Projeto Pedagógico de Curso. Aborda-se o processo de expansão da universidade brasileira no contexto mercadológico e suas consequências para as políticas públicas de gestão do ensino superior, além de suas implicações nos cursos de formação inicial de professores. A partir dos três elementos centrais do Projeto Pedagógico de Curso, concepção de educação, perfil do egresso e metodologia de ensino o artigo tece críticas ao modelo mercantil de educação e pensa a formação de professores como processo de autoformação cultural, o que remete à Paideia grega.pt_BR
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