Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Betlinski, Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T14:12:51Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T14:12:51Z | - |
dc.date.issued | 2012-01 | - |
dc.identifier.citation | BETLINSKI, C. O trabalho docente como estética trágica. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 12, n. 25, p. 6-27, jan./jun. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/download/555/661 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11406 | - |
dc.description.abstract | The text proposes to interpret the teaching in Nietzschean tragic perspective. The "being" teacher is characterized as the tragic becoming manifest where the Apollonian and Dionysian impulses as an expression of the will to power. This perspective is opposed to pessimism and nihilism that can be identified in the behavior of some teachers in many educational institutions. Aesthetic experience and the tragic metamorphosis of the spirit are seen as a path able to qualify and expand the potential of life and work in the face of adverse conditions in which they are educators. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Uberaba | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista Profissão Docente | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Devir trágico | pt_BR |
dc.subject | Doutrina da vontade de poder | pt_BR |
dc.subject | Friedrich Nietzsche | pt_BR |
dc.subject | Teacher work | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of education | pt_BR |
dc.subject | Tragical becoming | pt_BR |
dc.subject | Will to power | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente como estética trágica | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto se propõe a interpretar o trabalho docente na perspectiva trágica nietzschiana. O “ser” professor é caracterizado como o devir trágico onde se manifestam os impulsos dionisíacos e apolíneos como forma de expressão da vontade de potência. Essa perspectiva se opõe ao pessimismo e ao niilismo que podem ser identificados no comportamento de alguns professores em muitas instituições educativas. A experiência estética trágica e a metamorfose do espírito são apontadas como um caminho capaz de qualificar e ampliar o potencial de vida e de trabalho mesmo diante das condições adversas em que se encontram os educadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.