Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Ana Rosa Ferreira-
dc.creatorSilva, Luciana Soares da-
dc.date.accessioned2016-07-25T19:22:54Z-
dc.date.available2016-07-25T19:22:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationDIAS, A. R. F.; SILVA, L. S. da. A construção metafórica de eleição no discurso jornalístico. Revista do Gelne, Piauí, v. 11, n. 1, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9072/6426pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11456-
dc.description.abstractThis work seeks to identify the uses of metaphors in the journalistic discourse. We selected texts from the mainstrain newspaper Folha de S. Paulo´s coverage of Brazilian presidential election in the period between September and October 2006, as the corpus of this research. Then, we proceeded with the analysis, mainly based on the teorethical approach of the Discourse Analysis and Cognitive Linguistic studies. We have found that metaphors create the journalistic discourse as a linguistic-discursive strategy that both enables the construction of a particular discourse in the assessment and consumption of news, and produces effects over the meanings of news coverage.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista do Gelnept_BR
dc.subjectDiscurso jornalísticopt_BR
dc.subjectMetáfora conceptualpt_BR
dc.subjectEleições 2006pt_BR
dc.subjectJournalistic discoursept_BR
dc.subjectConceptual metaphorpt_BR
dc.subjectElections 2006pt_BR
dc.titleA construção metafórica de eleição no discurso jornalísticopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoObjetivamos, neste artigo, identificar e caracterizar as metáforas no discurso jornalístico. A fim de alcançarmos esses objetivos, constituímos o corpus do trabalho com textos do jornal Folha de S. Paulo, obtidos entre setembro e outubro de 2006, acerca da eleição presidencial, e procedemos com a análise, baseando-nos nos estudos da Análise do Discurso e da Linguística Cognitiva. Verificamos que as metáforas constituem o discurso jornalístico como estratégia linguístico-discursiva, possibilitando a construção do discurso, na avaliação e crítica da notícia, e influenciando os efeitos de sentidos promovidos pela mídia escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.