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dc.creatorMelo, Aline Fernandes-
dc.date.accessioned2016-07-28T13:36:42Z-
dc.date.available2016-07-28T13:36:42Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.date.submitted2016-06-14-
dc.identifier.citationMELO, A. F. Análise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglês. 2016. 146 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11471-
dc.description.abstractIn this study the main objective is to investigate how pre-service teachers in initial education understand their own experience, academic and professional development within an educational program created by the government, called Institutional Scholarship Program for teaching initiation – Pibid. In addition, it sought to reflect on identity transformations of teachers in initial education. For this study, the corpus of analysis consists of self-assessment made by undergraduates from Languages course of a public university in Minas Gerais state - Pibid-English subproject participants. In these written productions, teachers in initial education evaluate their relation with Pibid and Pibid relation at school. Data analysis is based on concepts about Applied Linguistics; Teacher education and Evaluation; Critical reflection and Identity. These issues contribute to better understanding of the teacher's future identity. The corpus is further analyzed with the support of Systemic Functional Grammar focused on Appraisal System to understand the meanings constructed in language and endorse the interpretations. This work is a case study of a basic nature with exploratory and descriptive purposes, a qualitative approach and documentary procedure. The data for analysis were provided by Pibid-English Project Coordination. The results of this research indicate that Pibid provides conditions for the resignification of teaching identity. This work can also be read as support material for critical reflection of the texts of self-evaluative nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLinguística Sistêmico-Funcionalpt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectTeachers - Rating ofpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectSystemic Functional Linguisticspt_BR
dc.titleAnálise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglêspt_BR
dc.title.alternativeSelf-assessment analysis of the undergraduates from PIBID-Englishpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Tânia Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Almeida, Sartin Dutra Parreira-
dc.contributor.referee2Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.description.resumoNeste estudo o objetivo principal foi investigar como os professores em formação inicial avaliam sua própria experiência e desenvolvimento acadêmico-profissional no âmbito de um programa educativo criado pelo governo, denominado Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, buscou-se refletir sobre transformações identitárias de professores em formação inicial. Para a realização deste estudo, o corpus de análise é composto por autoavaliações feitas por licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, participantes do subprojeto Pibid-Inglês. Nessas produções textuais, os professores em formação inicial avaliam sua relação com o Pibid e a relação do Pibid na escola. A análise dos dados é fundamentada em conceitos sobre Linguística Aplicada; Formação de professores e Avaliação; Reflexão Crítica e Identidade. Esses temas contribuem para melhor compreensão da identidade do futuro professor. O corpus foi, também, analisado à luz da Gramática Sistêmico-Funcional com foco no Sistema da Avaliatividade, para se entender os significados construídos por meio da linguagem e referendar as interpretações. Este trabalho é um estudo de caso, de natureza básica, com objetivos exploratório-descritivos, de abordagem qualitativa, e procedimento documental. Os dados para análise foram cedidos pela Coordenação do subprojeto Pibid-Inglês. Os resultados desta pesquisa sinalizam que o Pibid proporciona condições para a ressignificação da identidade docente. Esta dissertação também pode ser lida como material de aporte para a reflexão crítica de textos de natureza autoavaliativa.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562918982260234pt_BR
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