Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Aline Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T13:36:42Z | - |
dc.date.available | 2016-07-28T13:36:42Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-14 | - |
dc.identifier.citation | MELO, A. F. Análise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglês. 2016. 146 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11471 | - |
dc.description.abstract | In this study the main objective is to investigate how pre-service teachers in initial education understand their own experience, academic and professional development within an educational program created by the government, called Institutional Scholarship Program for teaching initiation – Pibid. In addition, it sought to reflect on identity transformations of teachers in initial education. For this study, the corpus of analysis consists of self-assessment made by undergraduates from Languages course of a public university in Minas Gerais state - Pibid-English subproject participants. In these written productions, teachers in initial education evaluate their relation with Pibid and Pibid relation at school. Data analysis is based on concepts about Applied Linguistics; Teacher education and Evaluation; Critical reflection and Identity. These issues contribute to better understanding of the teacher's future identity. The corpus is further analyzed with the support of Systemic Functional Grammar focused on Appraisal System to understand the meanings constructed in language and endorse the interpretations. This work is a case study of a basic nature with exploratory and descriptive purposes, a qualitative approach and documentary procedure. The data for analysis were provided by Pibid-English Project Coordination. The results of this research indicate that Pibid provides conditions for the resignification of teaching identity. This work can also be read as support material for critical reflection of the texts of self-evaluative nature. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Linguística Sistêmico-Funcional | pt_BR |
dc.subject | Teachers - In-service training | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Rating of | pt_BR |
dc.subject | Applied Linguistics | pt_BR |
dc.subject | Systemic Functional Linguistics | pt_BR |
dc.title | Análise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglês | pt_BR |
dc.title.alternative | Self-assessment analysis of the undergraduates from PIBID-English | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Romero, Tânia Regina de Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Sartin Dutra Parreira | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Patrícia Vasconcelos | - |
dc.description.resumo | Neste estudo o objetivo principal foi investigar como os professores em formação inicial avaliam sua própria experiência e desenvolvimento acadêmico-profissional no âmbito de um programa educativo criado pelo governo, denominado Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, buscou-se refletir sobre transformações identitárias de professores em formação inicial. Para a realização deste estudo, o corpus de análise é composto por autoavaliações feitas por licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, participantes do subprojeto Pibid-Inglês. Nessas produções textuais, os professores em formação inicial avaliam sua relação com o Pibid e a relação do Pibid na escola. A análise dos dados é fundamentada em conceitos sobre Linguística Aplicada; Formação de professores e Avaliação; Reflexão Crítica e Identidade. Esses temas contribuem para melhor compreensão da identidade do futuro professor. O corpus foi, também, analisado à luz da Gramática Sistêmico-Funcional com foco no Sistema da Avaliatividade, para se entender os significados construídos por meio da linguagem e referendar as interpretações. Este trabalho é um estudo de caso, de natureza básica, com objetivos exploratório-descritivos, de abordagem qualitativa, e procedimento documental. Os dados para análise foram cedidos pela Coordenação do subprojeto Pibid-Inglês. Os resultados desta pesquisa sinalizam que o Pibid proporciona condições para a ressignificação da identidade docente. Esta dissertação também pode ser lida como material de aporte para a reflexão crítica de textos de natureza autoavaliativa. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Planejamento e Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7562918982260234 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Análise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglês.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.