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dc.creatorSilva, Andreia Marcelina-
dc.date.accessioned2016-08-01T16:29:38Z-
dc.date.available2016-08-01T16:29:38Z-
dc.date.issued2016-08-01-
dc.date.submitted2016-06-24-
dc.identifier.citationSILVA, A. M. A educação ambiental na formação docente: o caso de uma faculdade do sul de Minas. 2016. 119 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11478-
dc.description.abstractBy means of Environmental Education (EE) seeks to form a new awareness of values, respect for human beings and nature at the same time realizes that man, woman and nature are integral parts of a whole. Thus, in this study the objective was to analyze how a Training Course in Environmental Education has contributed to the teacher training of the Pedagogy of a Faculty from southern of Minas Gerais, since the concern turns to the initial teachers’ training. Working environmental education in teacher education contributes to the critical formation of these professionals in front of the problems that the current society is facing. It was conducted a case study of qualitative approach, with allowance critical and reflective theoretical framework of the Environmental Education inserted in teacher education. To data collect were analyzed the texts produced when was performed a forum about Critical Environmental Education, reports and questionnaires answered by the course participants. Data interpretation was based on the procedures of content analysis. Eighteen students of the Pedagogy of a Faculty from southern of Minas Gerais of an EE course offered by the Extension Department of this Faculty participated in the survey. It was used as a theoretical framework the works of Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004ab), Izabel Cristina de Moura de Carvalho (2004), Mauro Guimarães (2004, 2007, 2010) and Paulo Freire (2013). The results show the need to restructure some activities and proposals of the Discussion Forums of the course for a better student learning. Since not all participants understood the EE within a critical view. The results also indicate that the proposed course, made by the researcher, brought positive contributions to the Faculty in question, since the Extension Department took the course as a permanent activity of the Pedagogy course linking it to EE discipline. This initiative should be seen as a concern of the Institution to invest in quality training of future educators in relation to EE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleA educação ambiental na formação docente: o caso de uma faculdade do sul de Minaspt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in teacher training: the case of a faculty from southern of Minaspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Bruno Andrade Pinto-
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Alves-
dc.contributor.referee2Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.description.resumoPor meio da Educação Ambiental (EA) busca- se formar uma nova consciência de valores, respeito aos seres humanos e à natureza, ao mesmo tempo em que se conscientiza que homem, mulher e natureza são partes integrantes de um todo. Assim, nesta pesquisa o objetivo foi analisar como um curso de Capacitação em Educação Ambiental tem contribuído para a formação de estudantes do curso de Pedagogia de uma Faculdade do sul de Minas Gerais, uma vez que a preocupação se volta para a formação inicial de professores. Trabalhar a educação ambiental na formação docente contribui para a formação crítica desses profissionais frente aos problemas que a sociedade atual vem enfrentando. Foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como subsídio teórico o referencial críticoreflexivo da Educação Ambiental inserido na formação docente. Para a coleta de dados foram analisados os textos produzidos durante a realização de um Fórum de Educação Ambiental Crítica, relatórios e questionários respondidos pelas cursistas. A interpretação dos dados foi realizada com base nos procedimentos da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa, 18 alunas do curso de Pedagogia de uma Faculdade do Sul de Minas Gerais que participaram de um curso de EA ofertado pelo departamento de Extensão da Instituição em questão. Foram usadas como aporte teórico as obras de Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004ab), Izabel Cristina de Moura de Carvalho (2004), Mauro Guimarães (2004, 2007, 2010) e Paulo Freire (2013). Os resultados evidenciam a necessidade de reestruturar algumas atividades e propostas dos Fóruns de Discussão do curso, para um melhor aprendizado dos alunos. Pois nem todas as participantes entenderam a EA dentro de uma visão crítica. Os resultados também indicam que a proposta do curso, feita pela pesquisadora, trouxe contribuições positivas para a faculdade em questão, uma vez que o Departamento de Extensão adotou o curso como atividade permanente do curso de Pedagogia vinculando-o à Disciplina de EA. Esta iniciativa deve ser vista como uma preocupação da Instituição em investir em uma formação de qualidade dos futuros educadores e educadoras em relação à EA.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9018518148664258pt_BR
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