Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11951
Título: O serviço de referência virtual e as perspectivas da Biblioteca Universitária da UFLA: nossas experiências e projeções
Título(s) alternativo(s): Virtual reference service and ufla university library’s prospects: our experiences and forecasts
Autor: Oliveira, Rosiane Maria
Ribeiro, Nivaldo Calixto
Furtado, Thiago Bellotti
Evangelista, Juliana Silva
Sale, Thiago Marcondes
Palavras-chave: Serviço de referência virtual
Biblioteca universitária
Bibliotecário de referência
Atendimento via chat
Virtual reference services
University library
Reference librarian
Service chat
Data da publicação: 2016
Referência: OLIVEIRA, R. M. et. al. O serviço de referência virtual e as perspectivas da Biblioteca Universitária da UFLA: nossas experiências e projeções. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus. Anais eletrônico... Manaus: UFAM, 2016.
Resumo: Apresenta-se o projeto de implantação do Serviço de Referência Virtual (SRV), com atendimento via chat, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo principal do projeto envolvido consistiu em fornecer mais uma alternativa de comunicação entre o usuário e a BU. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica de estudo de caso por permitir um conhecimento mais detalhado sobre o fenômeno e o contexto delimitado e também foi realizada uma pesquisa de opinião com 220 usuários. As etapas para implantação do SRV na BU foram: levantamento bibliográfico; análise de software; testes internos na Biblioteca com software escolhido; criação de política de atendimento; elaboração e atualização das possíveis perguntas frequentes; estabelecimento do horário de atendimento; capacitação dos servidores envolvidos no projeto; por último, divulgação do novo serviço para comunidade acadêmica da UFLA. Conclui-se que a partir da implantação do SRV, os usuários tiveram mais benefícios, como a resposta imediata de seu problema e acredita-se que com o SRV, via chat, os usuários passaram a procurar mais a BU para esclarecer suas dúvidas, ampliando o atendimento da Biblioteca para vários outros usuários.
Abstract: Presents the implementation project of the Virtual Reference Service (SRV), with service via chat, the University Library (BU) of the Federal University of Lavras (UFLA). The main objective of the project was involved in providing an alternative communication between the user and the BU. As for the methodological procedures, we used the case study technique to allow a more detailed understanding of the phenomenon and the context delimited and was also carried out a survey with 220 users. The steps for implementation of SRV at BU were:literature; analysis software; internal testing in the library with selected software; creation care policy; preparation and updating of the possible questions asked; stablishment of service hours; skilled workers involved in the project; Finally, disclosure of the new service to the academic community UFLA. It follows that since the implementation of the SRV, users have more benefits such as immediate response to your problem and it is believed that with the SRV, via chat, users began to look more BU to answer your questions, expanding the service of the Library for several other users.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons