Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Antonio Donizette de-
dc.creatorRibeiro, Ivonise Silva Andrade-
dc.creatorScolforo, José Roberto Soares-
dc.creatorMello, José Márcio de-
dc.creatorAcerbi Junior, Fausto Weimar-
dc.creatorCamolesi, José Fábio-
dc.date.accessioned2016-10-31T20:39:49Z-
dc.date.available2016-10-31T20:39:49Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. D. de et al. Market chain analysis of candeia timber (Eremanthus erythropappus). Cerne, Lavras, v. 15, n. 3, p. 257-264, jul./set. 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11958-
dc.description.abstractThis study characterized and analysed the market chain of candeia timber intended for oil production, and estimated the marketing margin retained by each chain participant. The study site encompassed two regions of Minas Gerais state whose distinctive mark is great abundance of native candeia forest (Eremanthus erythropappus). Data were collected through interviews with rural workers, candeia woodland owners and manufacturers of candeia oil and alpha-bisabolol. The marketing margin was computed as the percentage retained by each chain participant on each kilo of alpha-bisabolol sold. It was concluded that alpha- bisabolol distributors are the participants reaping the greatest marketing margin, and also that rural producers should sell candeia timber directly to oil manufacturers, with no middlemen wholesalers, in order to boost their marketing margin.pt_BR
dc.languageen_USpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceCernept_BR
dc.subjectCandeia - Margem de comercialização-
dc.subjectAlpha-bisabololpt_BR
dc.subjectCandeia oilpt_BR
dc.subjectCandeia - Marketing marginpt_BR
dc.subjectÓleo de candeiapt_BR
dc.titleMarket chain analysis of candeia timber (Eremanthus erythropappus)pt_BR
dc.title.alternativeCadeia de comercialização da madeira de candeia (Eremanthus erythropappus)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se, neste trabalho, caracterizar a cadeia de comercialização da madeira de candeia para a produção de óleo e estimar a margem de comercialização de cada participante da cadeia. A área de estudo compreendeu duas regiões situadas no estado de Minas Gerais, cuja característica marcante é a ocorrência, em grande abundância, de candeais nativos da espécie Eremanthus erythropappus. A coleta dos dados foi por meio de entrevistas pessoais a trabalhadores rurais, proprietários de terra onde ocorre a espécie e proprietários (gerentes) de indústrias que produzem óleo de candeia e alfa-bisabolol. A margem de comercialização foi calculada como sendo a porcentagem do valor do kg de alfa-bisabolol que fica com cada membro da cadeia. Concluiu-se que os distribuidores de alfa-bisabolol beneficiam-se da maior margem de comercialização. Para conseguir uma margem de comercialização maior, o produtor rural deve vender a madeira de candeia diretamente para a fábrica de óleo, ou seja, sem a intermediação do atacadista.pt_BR
Aparece nas coleções:DCF - Artigos publicados em periódicos
LEMAF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Market chain analysis of candeia timber (Eremanthus erythropappus).pdf712,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons