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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Josiane Auxiliadora-
dc.date.accessioned2013-10-15T18:01:53Z-
dc.date.available2013-10-15T18:01:53Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.citationLACERDA, J. A. Capacitação e o perfil dos servidores públicos: um estudo descritivo de uma Universidade Federal mineira. 2013. 169 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1219-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências para conclusão do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração em Gestão de Organizações Pública do Estado, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectGestão de pessoalpt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleCapacitação e o perfil dos servidores públicos: um estudo descritivo de uma universidade federal mineirapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão de Organizações Públicas do Estadopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilas Boas, Ana Alice-
dc.contributor.referee1Fahel, Murilo Cássio Xavier-
dc.contributor.referee1Brito, Valéria da Glória Pereira-
dc.description.resumoO presente estudo tem como propósito analisar o perfil dos servidores públicos federais, especificamente, dos técnico-administrativos atuantes no âmbito de uma universidade pública de Minas Gerais, considerando a política de capacitação trabalhada pela instituição. Para tanto, buscou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, referenciar as formas de gerir as entidades públicas; em especial quanto à política de gestão das pessoas nesse âmbito. Pela pesquisa secundária, procurou-se adentrar de fato às questões da política de capacitação dos servidores e por meio das análises estatísticas descritivas procurou-se delinear o perfil dos técnicos desta universidade. Constatou-se que este é construído sob influência das diferentes políticas estimuladas pelo governo e é composto por diversas características que contribuem para os múltiplos resultados apresentados pela organização. O perfil dos servidores das organizações públicas federais, bem como o da universidade estudada, é marcado pela predominância de homens, com idade media de 46 anos e nível superior de escolaridade. Todavia, essas características estão mudando, aos poucos, mulheres e jovens da geração Y, chegam cada vez mais preparados ao serviço público, demonstrando tendências de alterações para esse cenário num futuro próximo. No intuito de se adaptar às constantes mudanças tecnológicas e sociais e às reformas administrativas executadas, o desenvolvimento contínuo dos servidores tornou-se essencial nas organizações públicas. Nesse contexto, a Administração Pública enfrenta o desafio de redefinir seu papel, aproximando Estado e sociedade, além de aprimorar seus servidores, a fim de alcançar inovação, eficiência e qualidade na prestação dos serviços. Entretanto, se faz necessário ir além do que foi realizado, visto que, tais modificações não sinalizaram a adoção de uma nova cultura política, desvinculada das práticas despóticas de poder, fruto da cultura política do pais que ainda é clientelista, personalista e burocrática. Competências e aprendizagens de modo geral, precisam, ainda, se desenvolver por meio de ações de capacitação mais participativas, dialógicas e reflexivas, em que diferentes saberes sejam reconhecidos como um conjunto de práticas que estimulem a convivência ativa de conhecimento, promovendo aquilo que se propõe na abordagem societal. Comparar a realidade vivenciada por uma instituição federal de ensino com a base teórica permitiu identificar os rumos da gestão de pessoas em curso no setor público, bem como, traçar propostas de estudos futuros.pt_BR
dc.description.resumoThe present study aims to analyze the profile of federal public servants, specifically the technical-administrative staff, working within a public university of Minas Gerais, taking into account the training policy adopted by the institution. Therefore, we sought, by means of the literature review, to present a brief description of the ways of managing public entities, mainly regarding people management policies in this scope. Through the secondary data research, we tried to get deeper in the training and development policies. Using descriptive statistical analysis, we sought to define the profile of the technical-administrative staff of that university. It was found that this profile is under the influence of various policies designed by the government and it is composed of several features that contribute to the multiple results demonstrated by this institution. The profile of the servants of federal public organizations as well as this university is marked by the predominance of men, with a mean age of 46 years and higher education degree. However, this profile is gradually changing because women and young people from Y Generation seem to be better prepared to work in public services, showing trends of change to this scenario in the near future. For adapting to constant technological and social changes and to administrative reforms implemented by the government, the continued development of public servants has become essential for public organizations. In this context, public management is facing the challenge of redefining its roles, approaching state and society, while improving their servants’ profile in order to achieve innovation, efficiency and better quality of services. However, it is necessary to go beyond what has been done, since such modifications did not present signs of a new political culture, unlinked from despotic power practices, result of the country political culture that is still clientelistic, personalistic and bureaucratic. Skills and general learning need also to be developed through more participatory, dialogic and reflective training actions, where different knowledge should be recognized as a set of practices that encourage active living knowledge, promoting what is intended to address the societal management approach. Therefore, comparing the reality experienced by a federal educational institution with the literature review, allowed us to identify the directions of people management adopted in the public sector, as well as outline propositions for future studies.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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