Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Marlos-
dc.date.accessioned2017-01-30T10:54:12Z-
dc.date.available2017-01-30T10:54:12Z-
dc.date.issued2017-01-27-
dc.date.submitted2016-11-25-
dc.identifier.citationMACHADO, M. Elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre os conceitos de transmissão de calor e radiação do corpo negro. 2017. 234 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12207-
dc.description.abstractWe developed a didactic unit proposing an approach to blackbody radiation to start studying Modern Physics. The didactic unit addresses the problem within classical physics themes, using and discussing several teaching methods, such as experiments, popular science texts and teamwork. We seek to answer the following question: considering the relation between content, commonknowledge and science development, do these methodological approaches contribute significantly to the debate and construction of ideas related to paradigms between Classical Physics and Modern Physics? We used the Theory of Historical-Cultural learning from Vygotsky and the Theory of Development Education from Davydov as theoretical framework for all activities. We answer such question by promoting situations that go beyond content memorization required for Brazilian universities’ admission exams. We take students out of passive roles, making them protagonists of the developed activities. We promote activities to present the research processes and procedures used by scientists at the time, in order for the student to understand the scientists’ processes when designing the various physical theories. We expect the students to perceive science development within a social, cultural and economic context. We developed the activities during ten classes of fifty minutes with second year high school students. We used Bardin Content Analysis techniques to analyze the responses to allow teachers to understand how the students answered each activity. These analyses suggest different ways teachers can use this material to improve their activities. The educational product is available in the following link http://lite.dex.ufla.br/moodle/dat/view.php?d=56&rid=194to teachers interested in using it or getting to know it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensino – Metodologiapt_BR
dc.subjectPhysics – Study and teaching – Methodologypt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subjectDavydov, V. V. (Vasiliĭ Vasilʹevich)pt_BR
dc.subjectBardin, Laurencept_BR
dc.titleElaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre os conceitos de transmissão de calor e radiação do corpo negropt_BR
dc.title.alternativeDesing and development of a didactic unit about the concepts of heat transmission and black body radiationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Charret, Iraziet da Cunha-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da-
dc.description.resumoDesenvolveu-se uma unidade didática propondo uma abordagem do tema radiação do corpo negro, iniciando-se assim, os estudos sobre Física Moderna. Essa unidade didática aborda o assunto se instanciando em temas de Física Clássica, utilizando e discutindo várias metodologias de ensino, tais como experimentos, textos de divulgação científica, trabalhos em grupos, entre outras e quer responder a questão: Considerando as relações entre os conteúdos, o cotidiano e a forma de se fazer ciência, essas abordagens metodológicas contribuem de maneira significativa para o debate e a construção das ideias relativas aos conceitos relacionados aos paradigmas entre Física Clássica e Física Moderna? Utilizou-se como aporte teórico para todas as atividades a teoria de aprendizagem Histórico-Cultural de Vygotsky e a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov. A forma como se escolheu abordar o problema foi no sentido de se promover situações que vão além da memorização do conteúdo exigido nos exames de admissão das universidades brasileiras, tirando os estudantes da passividade, para uma situação de protagonismo diante das atividades desenvolvidas. Promoveram-se atividades que apresentassem os processos de investigação e os procedimentos utilizados pelos cientistas de cada época, para que os estudantes pudessem se apropriar dos processos utilizados por eles ao elaborarem as diversas teorias físicas, a fim de perceberem também como ocorre o desenvolvimento da ciência, dentro de um contexto social, cultural e econômico. As atividades foram desenvolvidas num conjunto de dez aulas de cinquenta minutos, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Para que os professores percebam como cada atividade foi respondida pelos estudantes fez-se uma análise de todas as respostas produzidas inspirada nas técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin. Essas análises apontam caminhos para que os professores que forem utilizar esse material possam produzir melhoramentos nas atividades. O produto educacional está disponível, no link http://lite.dex.ufla.br/moodle/dat/view. php?d=56&rid=194, aos professores que por ventura quiserem utilizá-lo ou conhecê-lo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239040493477556pt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.