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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Alan Barcelos-
dc.date.accessioned2017-02-01T11:53:55Z-
dc.date.available2017-02-01T11:53:55Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.date.submitted2016-11-22-
dc.identifier.citationRIBEIRO, A. B. Por uma estética filosófica sobre os (des) concertos da música: contribuições para a formação profissional técnica de nível médio em música. 2017. 144 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12212-
dc.description.abstractIn this work, the research problem was how to incorporate aesthetic elements from Philosophy of modern music by Theodor W. Adorno in the students training of higher secondary technical-professional education in musical instrument offered by state conservatories of Minas Gerais. As overall objective was to understand how are sedimented the aesthetic philosophical reflections on the curriculum of these courses. The specific objectives were directed in order to identify the presence or absence of aesthetic reflections on technical-professional education in music and present aesthetic values that contribute of critical, reflective and sensitized individuals‟ formation. The research is qualitative with data analysis of interpretative basis. As investigative procedures were adopted literature review, bibliographical and documentary analysis from which it was found the hypothesis of there is a possible lack of aesthetic content in higher secondary technical-professional education in music. Reflecting on the theme proposed in philosophical perspective comprises a training guided in the art, with a view to awaken for sensitivity and cognitive development built from the critical character, reflective, autonomous and thus, emancipating. Therefore, it was used the concepts of Training, Emancipation, Fetishes, Regression, Cultural Industry and New music that underpinned understanding of the aesthetic proposal undertaken by Adorno in his work „Philosophy of modern music‟. By means reflections made, it was possible to observe that the so-called Modern Music presents a new way to explore the musical elements designing an aesthetic uniqueness essential for musician formation, owing to presence of sensitive apparatus, cognitive, historical, social and critical involving music forefront. As result, in this research was considered imperative urge for aesthetic issues in the curriculum of the current disciplines or claim for a new discipline specifically to handle the philosophical aesthetic context of higher secondary technical-professional education in music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFormação musicalpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.titlePor uma estética filosófica sobre os (des) concertos da música: contribuições para a formação profissional técnica de nível médio em músicapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Antônio Celso-
dc.contributor.referee2Lobo, Dalva de Souza-
dc.description.resumoNo presente trabalho o problema de pesquisa foi como incorporar elementos estéticos da obra Filosofia da nova música de Theodor W. Adorno na formação de alunos dos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio em instrumento musical oferecido pelos conservatórios estaduais de Minas Gerais. O objetivo geral foi compreender de que maneira estão sedimentadas as reflexões filosóficas estéticas na estrutura curricular dos referidos cursos. Os objetivos específicos foram direcionados no sentido de identificar a presença ou ausência de reflexões estéticas na formação técnica em música e apresentar valores estéticos que contribuam para formação de indivíduos críticos, reflexivos e sensibilizados. A pesquisa é de natureza qualitativa com análise de dados de base interpretativa. Como procedimentos investigativos foram adotados a revisão de literatura, análise bibliográfica e documental a partir do qual foi constatada a hipótese de haver possível carência de conteúdo estético na formação técnica profissionalizante de nível médio em música. A reflexão sobre o tema proposto na perspectiva filosófica compreende uma formação pautada na arte, tendo em vista o despertar para a sensibilidade e para o desenvolvimento cognitivo construído a partir do caráter crítico, reflexivo, autônomo e, portanto, emancipador. Para tanto, recorreu-se aos conceitos de Formação, Emancipação, Fetichismo, Regressão, Indústria Cultural e Nova música que alicerçaram o entendimento da proposta estética empreendida por Adorno na obra Filosofia da nova música. Por meio das reflexões efetuadas foi possível observar que a chamada Nova Música apresenta uma nova maneira de explorar os elementos musicais concebendo uma singularidade estética imprescindível para formação do músico, tendo em vista a presença do aparato sensível, cognitivo, histórico, social e crítico que envolve a vanguarda da música. Como resultado, nessa pesquisa foi considerado imperioso conclamar por questões estéticas no conteúdo programático das disciplinas vigentes ou bradar por uma nova disciplina especificamente para cuidar do contexto estético filosófico na matriz curricular dos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio em música.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848406464712389pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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