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dc.creatorMendonça, Priscilla Bibiano de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-02-07T11:28:36Z-
dc.date.available2017-02-07T11:28:36Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.date.submitted2016-12-15-
dc.identifier.citationMENDONÇA, P. B. de O. Educação popular como fundamento e prática da pedagogia social: referências para intervenções sociais emancipatórias. 2017. 175 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12255-
dc.description.abstractContemporary society presents new and diverse economic and social realities; time becomes scarce, for all that is necessary to live, the individual is treated as an object. We live in worrying times, technology prevailing, lack of solidarity and Chronic problems about social and political organization, while human beings seem to lose their own humanity. Rights are denied, violated. Education is fragmented, converted into currency and Teacher training follows the same itinerary. In this context, this work aims to identify principles and practices of Popular Education that serve as fundamentals of Social Pedagogy and Formal Education itself, which will be organized in different didactic-pedagogical concepts and characteristics. It is intended that such organization and references can contribute to the confrontation of the contemporary educational challenges and the possibilities of social intervention, by education, in an emancipatory perspective. For this, we present a brief scenario of the current education, of the people’s school - concretized, by traditional, content, ‘banking’ and uncritical education - and systematize important principles, concepts, characteristics and practices of Popular Education, with emphasis on the contributions of the Patron of Brazilian education, the educator Paulo Freire, who have been foundations of Social Pedagogy, observed and identified, based on the problematization of outstanding experiences, experienced in 14 years of work with social education, of challenges faced in the teaching practice and, evidently, in other areas of education. A research with a qualitative approach was carried out, exploratory objective, using a technical procedure of bibliographic survey about the theme. Among the main results achieved is the explicit linkage of Freire's theory to social demands and social pedagogy. The presentation and explanation of certain Freire's principles - delimited from professional experience and research done - as a concrete contribution to social intervention, as well as the exemplification of unpublished viable in response to the situation-limit that reach recurrently education in and out of school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPedagogia socialpt_BR
dc.subjectIntervenção socialpt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectConceitos e práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectSocial pedagogypt_BR
dc.subjectSocial interventionpt_BR
dc.subjectEmancipatory educationpt_BR
dc.subjectConcepts and pedagogical practicespt_BR
dc.titleEducação popular como fundamento e prática da pedagogia social: referências para intervenções sociais emancipatóriaspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Silva, Margarida Montejano da-
dc.contributor.referee2Padilha, Paulo Roberto-
dc.description.resumoA sociedade contemporânea apresenta novas e diversas realidades econômicas e sociais; o tempo se torna escasso, para tudo que é necessário viver, o homem se coisifica. Vivemos tempos preocupantes, de predomínio da tecnologia, de falta de solidariedade e de agutização dos problemas de organização social e política, enquanto os seres humanos parecem perder a própria humanidade. Direitos são negados, violados. A educação é fragmentada, mercantilizada e a formação de educadores segue o mesmo itinerário. Neste contexto, este trabalho visa a identificar princípios e práticas da Educação Popular que servem como fundamentos à Pedagogia Social e à própria Educação Formal, que serão organizados em diferentes conceitos e características didático-pedagógicas. Objetiva-se que tal organização e referências possam contribuir com o enfrentamento dos desafios educacionais contemporâneos e as possibilidades de intervenção social, por meio da educação, numa perspectiva emancipatória. Para isso, apresentamos um breve cenário da educação atual, da escola de massa – concretizada por meio do ensino tradicional, conteudista, “bancário” e acrítico – e sistematizamos importantes princípios, conceitos, características e práticas de Educação Popular, com ênfase às contribuições do Patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, que têm sido fundamentos da Pedagogia Social, observados e identificados, com base na problematização de experiências marcantes, vivenciadas em 14 anos de trabalho com educação social, de desafios enfrentados na prática docente e, evidentemente, na atuação em outros âmbitos educacionais. Foi realizada pesquisa com abordagem qualitativa, objetivo exploratório, utilizando procedimento técnico de levantamento bibliográfico do tema. Dentre os principais resultados alcançados, está a vinculação explícita da teoria freiriana às demandas sociais e à pedagogia social, a apresentação e explicação de determinados princípios freirianos – delimitados a partir da experiência profissional e da pesquisa realizada – como contribuição concreta de intervenção social, bem como a exemplificação de inéditos viáveis como resposta às situações-limite que alcançam, reincidentemente, a educação dentro e fora da escola.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2739236243268252pt_BR
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