Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Raygner Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-15T10:21:16Z | - |
dc.date.available | 2017-02-15T10:21:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-07 | - |
dc.date.submitted | 2016-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, R. C. A estética na formação docente: o cinema como possibilidade formativa. 2017. 125 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12262 | - |
dc.description.abstract | This theoretical study constitutes a reflection on the formative aesthetic possibilities of the cinema in the scope of teacher formation. For this purpose, it is divided into four parts, based on the framework of the Critical Theory of Society.The first part, intended for the presentation and refinement of academic productions found in Capes journal portal, shows, due tothe low number of productions found, little concern about the proposed theme.Because of this, it relates this lack to the concept of instrumental rationality. The second part exposes and critically reflects on the selected material, seeking to evidence traces of this phenomenon in the content of the productions found. In the third part, a bibliographical review is performed, in which it aimst o clarify the phenomenon of instrumental rationality, its social effects, as well as to defend the aesthetic formation in opposition to it, also emphasizing some presuppositions in order to preventthis formation from falling, contradictorily, in the meshes of the instrumentalization. Finally, in the fourth part, some formative potentialities of cinema are presented, elucidating some possibilities of an aesthetic formation that is built from it. In conclusion, this work seeksto highlight some peculiarities i n the way the aesthetic formation of teachers through cinematographic art has been thought academically, drawing attention to the fact that they constitutea reflection of a historical social process in which a formation directed towards and by the senses is relegated to the background.Furthermore, this study also intends to set out some guidelines of an aesthetic formation based on the cinema,which can be really constructed in the opposite direction to the instrumentalization of the thought. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação estética | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade instrumental | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A estética na formação docente: o cinema como possibilidade formativa | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Betlinsk, Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Franco, Renato Bueno | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teórico apresenta-se como uma reflexão acerca das possibilidades estético formativas do cinema no âmbito da formação docente. Nesse i ntuito, ancorado no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, divide-se em quatro partes. A primeira parte, destinada à apresentação e refinamento de produções acadêmicas encontradas no portal e periódicos da Capes, mostra, devido ao baixo número de produções encontradas, pouca preocupação com o tema proposto. Diante disso, relaciona essa carência ao conceito de racionalidade instrumental. A segunda parte realiza a exposição e reflexão crítica do material selecionado, buscando evidenciar vestígios desse mesmo fenômeno no conteúdo das produções encontradas. Na terceira parte, é realizada uma revisão bibliográfica, na qual ambiciona-se aclarar o fenômeno da racionalidade instrumental, seus efeitos sociais, assim como defender a formação estética em contraposição a ela, realçando também alguns pressupostos para que essa formação não caia, contraditoriamente, nas malhas da instrumentalização. Por fim, na quarta parte, são apresentadas algumas potencialidades formativas do cinema, elucidando algumas possibilidades de uma formação estética que se construa a partir dele. Em suma, o trabalho procura evidenciar algumas peculiaridades no modo como a formação estética de professores, através da arte cinematográfica vem sendo pensada academicamente, chamando a atenção para o fato de elas apresentarem-se como reflexo de um processo social histórico, no qual uma formação voltada para e pelos sentidos é relegada a um segundo plano. Ainda nessa direção, pretende-se também traçar algumas diretrizes de uma formação estética a partir do cinema que realmente se construa na direção oposta à instrumentalização do pensamento. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1402448880448245 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_A estética na formação docente - o cinema como possibilidade formativa.pdf | 941,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.