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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalvezzi, Felipe de Almeida-
dc.date.accessioned2013-10-16T16:56:50Z-
dc.date.available2013-10-16T16:56:50Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04-15-
dc.identifier.citationMALVEZZI, F. de A. Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras. 2013. 108 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1229-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGestão da inovaçãopt_BR
dc.subjectDifusão de inovaçõespt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectInnovation managementpt_BR
dc.subjectDiffusion of innovationspt_BR
dc.subjectTechnology transferpt_BR
dc.subjectIntellectual propertypt_BR
dc.titleMarketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeMarketing of patents to innovation: a multicase study in brazilian universitiespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRezende, Daniel Carvalho de-
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee1Tonelli, Dany Flávio-
dc.contributor.referee1Souki, Gustavo Quiroga-
dc.description.resumoFormas de tornar as patentes de universidades brasileiras em inovação tem sido discutidas tanto pela academia quanto pelos órgãos financiadores visando gerar, além de conhecimento, benefícios sociais e econômicos para a universidade e para a sociedade em geral. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias e práticas de marketing desenvolvidas por universidades brasileiras para a promoção e comercialização de registros de patentes, visando à inovação. O pressuposto para esta investigação é que a utilização das estratégias de marketing constitui um aspecto necessário e fundamental para o sucesso da transferência de patentes quando se vislumbra a inovação tecnológica. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa fundamentada em referencial teórico, documental, entrevistas e estudo multicaso. Após levantamento e análise dos dados envolvendo a UNICAMP, USP e UFMG na promoção e comercialização de seus registros de patentes, observou-se que as principais práticas de marketing identificadas foram: inventário e classificação de patentes, agentes de inovação, comunicação integrada de marketing, vitrine tecnológica, resumo executivo de patentes, promoção de eventos e visitas institucionais. Conclui-se ainda, no contexto do marketing na gestão da inovação na universidade, que o maior desafio é conseguir trabalhar a inovação radical e a incremental de forma diferente e simultaneamente, pois ambas são necessárias para o desenvolvimento científico e tecnológico a curto e longo prazo.pt_BR
dc.description.resumoWays to make patents Brazilian universities in innovation has been discussed both by academia and by the funding agencies in order to generate, in addition to knowledge, social and economic benefits to the university and to society in general. In this sense, this research aimed to understand the strategies and marketing practices developed by Brazilian universities for the promotion and commercialization of patent records, aiming at innovation. The assumption for this research is that the use of marketing strategies is a necessary and fundamental for the successful transfer of patents when it sees technological innovation. The research is exploratory qualitative approach based on references, interviews and multi case study. After gathering and analyzing data involving UNICAMP, USP and UFMG in promoting and marketing your patents, it was observed that the main marketing practices identified were: inventory and classification of patents, agents of innovation, integrated marketing communication, technological showcase, executive summary of patents, event promotion and institutional visits. We also conclude, in the context of marketing innovation management at the university, the biggest challenge is to work radical and incremental innovation differently and simultaneously, since both are necessary for scientific and technological development in the short and long term.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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