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dc.creatorPereira, José Roberto-
dc.date.accessioned2017-03-07T14:34:08Z-
dc.date.available2017-03-07T14:34:08Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.date.submitted1991-
dc.identifier.citationPEREIRA, J. R. Movimento associativista rural e Igreja em São Domingos do Prata - MG. 1991. 106 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1991.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12430-
dc.descriptionEsta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractíhis research work "Rural Associative Movement and the Church in SaD Domingos do Prata" had as a goal to study the reasons for the gênesis and development of an associative experiment conducted under the influence of the Catholic Church. For this research an interpretative approach wa^ adopted based on qualitative research techniques. This Associative Movement extended for 30 years, showing different types ôf organization: (a) São Domingos de Gusmão Social Works (O.S.S.D.G.); (b) Farmer s MArket; (c) Regional Agro-mdustrial Cooperative of São Domingos do Prata Ltda (CORPRATA); (d) Integrated Group for the Prata Development (GIPP). These distintc phases of organization dont represent mere cronologic expression of the movement because they reflect: (1) The catholic church conception about social problem ín rural áreas reínterpreted by movement leadership; (ii) lhe state influence on control over the popular organízations; (111) The strong desire of small farmers and rural workers for organization. The MARSDP meant the attempt to enlarge the defensive capacity of socialy marginalized segments mainly through tutorial ínterventions. As a consequence, the movement didn t represent a way of protest or fight against the different forms of subordination under which those segments were present. These segments only legitimated the decisions made by the movement leadershippt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMovimento socialpt_BR
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectAgricultural laborerspt_BR
dc.subjectSão Domingos do Prata, MGpt_BR
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subjectIgreja e ação socialpt_BR
dc.subjectSociologia ruralpt_BR
dc.subjectSociology, Ruralpt_BR
dc.titleMovimento associativista rural e Igreja em São Domingos do Prata - MGpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Edgard-
dc.contributor.referee1Moura Filho, Jovino A.-
dc.contributor.referee2Silveira, Lucimar Leão-
dc.contributor.referee3Santos, Oder José dos-
dc.contributor.referee4Lima, Raquel Coimbra de Oliveira-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa "Movimento Associativista Rural e Igreja em São Domingos do Prata" (MARSDP), teve como objetivo estudar as razões da gênese e desenvolvimento de uma experiência associativista, conduzida sob a influência da Igreja Católica. Para tal pesquisa, adotou-se a abordagem interpretativa, fundamentando-se nas técnicas de pesquisas qualitativa. Este Movimento Assoativista estended-se ao longo de 30 anos, apresentando diferentes formas de organização: (a) Obras Sociais São Domingos de Gusmão (O.S.S.D.G.); (b) Feira do Produtor; (c) Cooperativa Regional Agro-Industrial de São Domingos do Prata LTDA (CORPRATA); (d) Grupo Integrado para o Progresso do Prata (GIPP). Estas fases distintas de organização não representam mera expressão cronológica do movimento, uma vez que refletem: (1) as concepções da Igreja Católica sobre os problemas sociais no campo, reinterpretadas pelas lideranças do movimento; (ii) a influência do Estado no controle sobre as organizações populares; (iii) os anseios de organização de pequenos produtores e trabalhadores rurais. O MARSDP significou a tentativa de aumentar a capacidade defensiva de segmentos sociais marginalizados, através de intervenções eminentemente tutoriais. Como conseqüência, o movimento não representou um meio de protesto e luta contra as diferentes formas de subordinação em que tais segmentos se encontravam. Estes segmentos apenas legitimavam as decisões tomadas pela direção do movimento.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração ruralpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219649053207449pt_BR
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