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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Joberth Rainner Baliza de-
dc.creatorSilva, Mateus Paulo da-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2017-04-06T16:47:33Z-
dc.date.available2017-04-06T16:47:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPAULA, J. R. B. de; SILVA, M. P. da; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 9, n. 6, p. 25-35, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ecológicapt_BR
dc.subjectTerráriopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professorespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoOs problemas decorrentes da degradação ambiental têm sido frequentes no cenário mundial. O meio ambiente e as implicações ecológicas derivadas de ações humanas fazem parte de todas as orientações e parâmetros curriculares para o ensino básico brasileiro. Visando trabalhar conceitos relacionados ao ensino de ecologia com estudantes do ensino básico foi visto que o terrário pode ser um recurso que permite construir conceitos relacionados aos ecossistemas terrestres. Tendo em vista que este recurso se torna relevante por proporcionar uma realidade palpável de forma esquematizada de um modelo da biosfera. Nesse sentido, foi proposto um minicurso com foco na formação de professores, utilizando o terrário como tema gerador para EA. Este aconteceu durante a 11ª Semana Nacional de Museus, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Os resultados indicaram que a utilização do terrário na formação de professores, se mostrou uma ferramenta com grande potencial como modelo para o processo ensino-aprendizagem em ecologia por favorecer a visualização de seus aspectos conceituais e sociais. Espera-se com este tipo de trabalho, ajudar a desenvolver um pensamento crítico no processo de construção do conhecimento, relacionando-o com conteúdos presentes nas propostas curriculares e no cotidiano dos estudantes, além de atuar como uma prática interdisciplinar.pt_BR
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