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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorAndrade, Mariana Nayara Bonilha de-
dc.creatorMagacho, Larissa Nobre-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2017-04-06T20:16:01Z-
dc.date.available2017-04-06T20:16:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGONÇALVES, L. V. et al. Cultura afro-brasileira: uma relação entre conhecimento e poder como subsidio a formação de professores de ciências e biologia. Revista do Edicc, Campinas, v. 2, n. 2, 2014. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/4102pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12668-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista do Ediccpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleCultura afro-brasileira: uma relação entre conhecimento e poder como subsidio a formação de professores de ciências e biologiapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA cultura afro-brasileira ocupou um espaço de submissão à cultura hegemônica de portugueses e seus herdeiros desde o primeiro escravo chegado ao Brasil até a constituição de 1988. No entanto, seu papel na construção de uma identidade brasileira não é menos relevante que a cultura dominante. O estudo sobre esta cultura possibilita uma construção de uma perspectiva multicultural na escola, rompendo com o modelo eurocêntrico na educação brasileira. Portanto, no âmbito do currículo e da formação docente, considerar o caráter multicultural desta sociedade implica respeitar, valorizar, incorporar e desafiar as identidades plurais em políticas e práticas curriculares. Neste contexto, foi organizado um minicurso intitulado “Aspectos da cultura afro-brasileira na formação de professores”. O espaço teve o intuito de aproximar o professor das discussões referente á esta temática, contribuindo com a sua formação não só cultural, mas também social. O minicurso foi realizado no Museu de História Natural – MHN da Universidade Federal de Lavras, sendo dividido em três dias. Contou com a participação de 30 pessoas, sendo elas professores em formação inicial e continuada. Foram utilizados como recursos pedagógicos filmes, vídeos, fotos de acervo pessoal, slides e debates. Primeiramente, foi retratada a realidade atual para os afro-brasileiros, que ainda é excludente. Posteriormente, debateram-se pontos de resistência, como os quilombos. Por fim, buscou-se trazer as condições históricas da presença dos afrodescendentes no Brasil. O minicurso foi filmado e analisado. Os relatos dos participantes indicaram que os debates e reflexões foram significativos, contribuindo para uma compreensão da cultura afro-brasileira, sua relação com o contexto escolar e a formação de professores. Além disso, as metodologias utilizadas auxiliaram para uma compreensão mais crítica e reflexiva desta temática.pt_BR
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