Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Letícia Aparecida | - |
dc.creator | Silva, André Maciel da | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T20:18:02Z | - |
dc.date.available | 2017-04-06T20:18:02Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, L. A.; SILVA, A. M. da.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Oficina de reutilização de materiais: educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 10, n. 6, p. 46-57, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12669 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a proposal for a workshop for teaching environmental education focused on reuse of materials and encourages participants a critical approach to the subject. The workshop consists initially of discussions about environmental issues related to production and improper disposal of waste, as well as consumerism and its connection with the overproduction of trash. The discussion also aims to address impacts caused by waste in people's lives, whether directly related to humans, public health, biodiversity or even the relationship that humans have with nature in general, especially with regard to interactions with the environment and natural resources as a whole. To support the discussion, the mediators presented photos showing the rampant waste disposal and a short video that deals with the processes by which the products pass during the production cycle. The activity also included the development of two puppet theaters, produced with reusable materials. The activity took place during the "Semana dos Museus", held at the Museum of Natural History (MNH) of the Federal University of Lavras (UFLA). The results indicate the importance of practice in teaching environmental education, since, according to the reports collected at the end of the activity, it was enjoyable, dynamic, productive and motivating for giving participants the exercise of critical insight environmental education a more enjoyable and dynamic way. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.source | Fórum Ambiental da Alta Paulista | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
dc.subject | Reutilização de materiais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Critical environmental education | pt_BR |
dc.subject | Reutilization of materials | pt_BR |
dc.subject | Teacher formation | pt_BR |
dc.subject | Educación ambiental crítica | pt_BR |
dc.subject | Reutilización de materiales | pt_BR |
dc.subject | Formación pedagógica | pt_BR |
dc.title | Oficina de reutilização de materiais: educação ambiental crítica na formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Workshop of reutilization of materials: critical environmental education in teacher formation | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa apresentar uma proposta de oficina pedagógica de educação ambiental, focada na reutilização de materiais e que estimule aos participantes uma abordagem crítica do tema. A oficina consiste, inicialmente, de discussões acerca dos problemas ambientais relacionados à produção e descarte indevido de lixo, além do consumismo, bem como sua ligação com a superprodução de lixo. A discussão busca tratar ainda, dos impactos causados pelo lixo à vida das pessoas, sejam eles diretamente ligados aos seres humanos, à saúde pública, à biodiversidade ou até mesmo às relações que os seres humanos tem com a natureza em geral, principalmente no que diz respeito às interações com o ambiente e os recursos naturais como um todo. Para subsidiar as discussões, os mediadores exibiram imagens que mostravam o descarte desenfreado de lixo e um pequeno vídeo que trata dos processos pelos quais os produtos passam durante o ciclo de produção. A atividade contou ainda com a elaboração de dois teatros de fantoches, produzidos através de materiais reutilizáveis. A atividade ocorreu durante a “Semana dos Museus”, realizada no Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras, MG (UFLA). Os resultados obtidos indicam a importância da prática no ensino de educação ambiental, uma vez que, segundo os relatos recolhidos ao final da atividade, a mesma foi prazerosa, dinâmica e ao mesmo tempo produtiva e motivadora, por ter proporcionado aos participantes o exercício da visão crítica sobre a educação ambiental de uma forma mais agradável e dinâmica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Oficina de reutilização de materiais: educação ambiental crítica na formação de professores.pdf | 477,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons