Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCrepaldi, Silvio Aparecido-
dc.date.accessioned2017-04-07T13:50:18Z-
dc.date.available2017-04-07T13:50:18Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.date.submitted1986-
dc.identifier.citationCREPALDI, S. A. Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais. 1986. 111 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1986.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12673-
dc.descriptionEsta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to analyse strategies applied by cooperatives of milk producers in order to increase to acquisition of milk production. CORPLES - Cooperativa Regional de Produtores de Lei te de Serrania Ltda - v/as the object of the studies and analysis, trying to identify the quantities of milk offered in its geographical área of service, the capacity of the cooperative in milk absorption, as well as all the characteristics which influence the productive system. The study was developed during the period of 1983, 1984 and 1985. Questionaries were used permitting the identification of the strategies used by the cooperative to increase the capacity of milk production. The results obtained during this period of study showed the expansion of the staff employees, because of a better offer of supporting service for the associated producers; " the significant growth of milk production by CORPLES, at this period, propitiating the increase of the joint stock and the participatior. of CCL - Cooperativa Central de Laticínios de São Paulo. The economic results in view of operation strategies applied by CORPLES, showed a high capacity of liquidity reflecting a reduction of the levei of indebtness where with a better movemer.- of stock was obtained, resulting in higher Índices of investment profit. This performance permitted the raising of the investment levei reached by CORPLES during the studied period. A statistical analysis of the milk production during period studied showed that the centralized moving average at thd rate of moving average was calculated, displays an addec instrument of interpretation of data permitting a more detailec anajlysis. It's impcrtant to observe that the data was applied on regression analysis, where the behavior of the monologaritmic was the only one that presented possibilities of surplus during the projected time. In this manner the data presented during this period the cooperative permitted an evaluation of the marketing strategies so that, in the present work the purpose was to characterize a case study, allowing therefore analogies for other researchers whose work will be developed in other regions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCooperativa agropecuáriapt_BR
dc.subjectEstratégia mercadológicapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleEstratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Vander Azevedo-
dc.contributor.referee1Conceição, Everaldo Pinto-
dc.contributor.referee2Souza, Ricardo de-
dc.contributor.referee3Alves, Cláudio Benedito-
dc.description.resumoO presente trabalho visa a analisar estratégias em pregadas por cooperativas de produtores de leite para incrementar a captação do leite. A CORPLES - Cooperativa Regional de Produtores de te de Serrania Ltda - foi o alvo dos estudos e das análises, procurando-se identificar a quantidade de leite ofertada na sua área de atuação, a capacidade da Cooperativa na absorção de leite, bem como todas as características que influenciam o sistema produtiva 0 trabalho foi desenvolvido com base no período de 1983, 1984 e 1985, sendo aplicados questionários que permitiram identificar as estratégias que a Cooperativa usou para aumentar á captação do leite. Dos resultados destacam-se o aumento do quadro social, no período estudado, devido a uma maior oferta de serviços de apoio dirigido aos produtores associados; os incrementos significativos de captação de leite pela CORPLES, nesse período, propiciando o aumento do capital social e a respectiva participação na CCL - Cooperativa Central de Laticínios de São Paulo. Os resultados econômicos-financeiros> em virtude das estratégias operacionais utilizadas pela CORPLES, mostraram eleva da capacidade de liquidez, refletindo uma política de redução do grau de endividamento e com isto um maior giro de estoques; auferindo, por conseguinte, índices mais elevados de rentabilidade do ativo. Essa performance permitiu a efetivação dos níveis de investimentos realizados pela CORPLES no período estudado. Analisando estatisticamente os dados de produção de leite no período histórico, observou-se que a média móvel centra da, cuja razão à média móvel foi calculada, apresenta um instrumento adicional de interpretação dos dados, permitindo uma análise mais detalhada. É importante observar que os dados foram utilizados na análise de regressão, onde o comportamento de ajustamento monologarítmico foi o único que apresentou possibilidades de superavit ao longo do tempo de previsão. Dessa maneira o curso histórico dos dados apresenta os pela Cooperativa permitiu avaliar as estratégias mercadológicas sendo que, no presente trabalho, objetivou-se caracterizar um estudo de caso, permitindo entretanto analogia a outros pesquisa dores cujo trabalho venham a desenvolver em outras regiões.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Ruralpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2262468831708205pt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Estratégias mercadológicas em cooperativa agropecuária: estudo de caso no sul de Minas Gerais.pdf32,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.