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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonring, Danielle Oliveira Lelis-
dc.date.accessioned2013-10-31T13:12:01Z-
dc.date.available2013-10-31T13:12:01Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-07-31-
dc.identifier.citationGONRING, D. O. L. Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras. 2013. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1267-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLicenciandopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnglish Languagept_BR
dc.subjectLearning strategiept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectUndergraduatept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleUm olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letraspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationLinguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Betlinsk, Carlos-
dc.contributor.referee1Magalhães, Maria Cecília Camargo-
dc.description.resumoA Língua Inglesa tem sido altamente valorizada no Ensino Superior principalmente devido ao impacto que causa na visibilidade profissional e no desenvolvimento cultural como um todo. Porém, muitos estudantes passam por dificuldades ou problemas na aprendizagem de língua estrangeira, gerando uma aprendizagem aquém do desejável. Muitos são os aspectos que interferem no processo de aprendizagem e podem afetá-lo de forma positiva ou negativa, como afirma Lopes (2005). Os objetivos desta pesquisa são: (A) compreender as principais dificuldades enfrentadas por estudantes de graduação em Letras na aprendizagem da língua inglesa, (B) entender quais são as estratégias referidas por esses estudantes para superar suas próprias dificuldades, e (C) identificar as estratégias não referidas por esses estudantes. As informações coletadas nessa investigação servirão para apoiar educadores que trabalham com ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. Para isso, realizei um estudo levando em conta aspectos como a aprendizagem de língua estrangeira, a relação entre reflexão crítica e linguagem, autonomia e construção de identidade, estratégias e teorias de aprendizagem. O estudo é baseado em conceitos vygotskianos (VYGOTSKY, 1996) que enfatizam, sobretudo, a capacidade dos indivíduos de aprender por meio de interações dialéticas estabelecidas com os outros. Para se chegar aos resultados, a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, na qual as experiências vividas pelos participantes são prioridade, e o principal método de coleta dados foi de fonte documental. Nesta pesquisa documental (GIL, 1991) os dados são provenientes de diários de aprendizagem escritos por estudantes de graduação em Letras (ZABALZA, 1994). A interpretação dos dados foi feita com base em conceitos vygotskianos, complementada linguisticamente de acordo com os princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). Os resultados mostram que os estudantes se veem chegando a Universidade com poucos conhecimentos em língua inglesa. Os diários também revelam que os estudantes tem pouca habilidade para lidar com o processo de aprendizagem, o que pode dificultar o desenvolvimento de uma aprendizagem adequada ao longo do curso. Assim, o uso dos diários promove uma reflexão por parte dos estudantes, pois, constata-se que eles sabem da sua responsabilidade sobre a própria aprendizagem, mas possuem pouca autonomia nos estudos. Desenvolvem poucas estratégias para aprender, predominando as estratégias cognitivas. Há, portanto, a necessidade de que educadores possam desenvolver outros tipos de estratégias de aprendizagem com esses estudantes para beneficiá-los no desenvolvimento de sua autonomia e aprendizagem satisfatória de língua inglesa.pt_BR
dc.description.resumoThe English Language has been highly valued in higher education, mainly due to the impact causing both the professional visibility and cultural development as a whole. However, many undergraduate students have difficulties or problems in foreign language learning, generating poor learning. There are many aspects that affect the learning process and can affect you positively or negatively, as stated by Lopes (2005). The objectives of this research are: (A) to understand the main difficulties faced by undergraduates in Letters in English language learning, (B) to understand what the strategies mentioned by these students to overcome their difficulties are, and (C) to identify strategies not covered by these students. The information gathered by this investigation will serve to support educators who work with teaching-learning foreign language. For this, I carried out a study taking into account aspects such as foreign language learning, the relation between critical reflection and language, autonomy and identity building, learning strategies and learning theories. The study is based on Vygotskian concepts (VYGOTSKY, 1996) that emphasize, above all, the ability of individuals to learn through dialectical interactions established with others. In order to get the results, the methodology used was the qualitative approach, in which the experiences lived by the participants are the priority, and the main data collection method came from a documentary source. In this documentary research (GIL, 1991) data are drawn from learning diaries written by undergraduates in Letters (ZABALZA, 1994). The data interpretation was based on Vygotskian concepts, which was further linguistically complemented according to Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994) principles. The results show that students see themselves as arriving at university with little knowledge of the English language. The diaries also reveal that students have little ability to deal with the learning process, which may impair the development of appropriate learning throughout the course. Thus, the use of the diaries promotes reflection by the students, because it is clear that they know their responsibility for their own learning, but they have little autonomy in the studies. They develop few strategies to learn, using mainly the cognitive strategies. There is, therefore, the necessity for educators to develop other types of learning strategies with these students to benefit them in developing their autonomy and satisfactory learning of the English language.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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