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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, André Maciel da-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2017-04-10T11:28:29Z-
dc.date.available2017-04-10T11:28:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, A. M. da.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização da música e da metodologia investigativa para o ensino dos impactos ambientais na vegetação. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 99-112, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12684-
dc.description.abstractOn the intention of preparing non-expository methods, this paper aims at planning, applying and evaluating an alternative pedagogical practice. In this paper, the music and the investigative method were used as strategies to address the influence of the environmental impacts on vegetation. The practice was proposed on the discipline of Methodology of Teaching of Botany (GBI-121) offered to students of Biological Sciences (BSc) at the Federal University of Lavras - (UFLA). The proposal was to work about some environmental impacts and the influence they have on vegetation. To start the discussion, the music Sobradinho, of Sá and Guarabyra, was used. From the music, there was a discussion about the social and environmental impacts of hydroelectric plants, present in the lyrics of the song. It was also discussed other environmental impacts, such as eucalyptus plantations, fire, waste disposal and constructions, which are present in our society, especially in Lavras - MG. At the end of practice, the students who participated in the activity built a parody of the music used, highlighting the environmental impacts addressed in the classroom. Finally, the participants evaluated the practice. Through the analysis of the evaluations, it was possible to realize the importance and the necessity of using non-expository methods with the objective to approximate student and knowledge and spur him on to participate in the activities proposed by the teacher.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapt_BR
dc.subjectMúsica no ensinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeaching of science and biologypt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la ciencia y la biologíapt_BR
dc.subjectMúsica en la educaciónpt_BR
dc.titleA utilização da música e da metodologia investigativa para o ensino dos impactos ambientais na vegetaçãopt_BR
dc.title.alternativeUse of music and investigative methodology for teaching about environmental impacts on vegetationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom intuito de elaborar metodologias não expositivas, o presente trabalho tem como objetivo o planejamento, a ministração e a avaliação de uma prática pedagógica alternativa. Neste trabalho, a música e o método investigativo foram utilizados como estratégias para abordar a influência dos impactos ambientais na vegetação. A prática foi proposta na disciplina Metodologia do Ensino em Botânica (GBI-121) oferecida aos alunos de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Universidade Federal de Lavras – MG (UFLA). A proposta da aula foi trabalhar alguns impactos ambientais e a influência que eles têm sobre a vegetação. Para dar início às discussões, foi utilizada a música Sobradinho, de Sá e Guarabyra. A partir da música, foram discutidos os impactos socioambientais causados pelas usinas hidrelétricas, presentes na letra da canção. Foram discutidos também outros impactos ambientais como as plantações de eucalipto, as queimadas, o descarte de lixo e a construção civil, que estão presentes na sociedade atual e principalmente na região de Lavras - MG. Ao final da prática, os alunos que participaram da atividade construíram uma paródia da música utilizada, destacando os impactos ambientais tratados durante a aula. Para terminar, os participantes avaliaram a prática. Através dapt_BR
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