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dc.creatorBarbosa, Lucas Alves Lima-
dc.date.accessioned2017-04-12T13:18:46Z-
dc.date.available2017-04-12T13:18:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, L. A. L. Masculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, jul./set. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12713-
dc.description.abstractThe central question that triggers the discussions held here is: Are there links between gender conceptions and mathematics teaching? In the face of the supposed evidence that boys have superior performance in mathematics, this study aims to investigate possible problematizations of mathematics education when we relate it to gender issues, that is, masculinities, femininities, and other social representations aligned to this approach. It also investigates the consequences that certain conceptions of gender implicit in the teaching practice may have on mathematics teaching. Indeed, it is not uncommon to encounter statements such as “boys are better at mathematics than girls”, or “women are very emotional and not rational enough”, which can bring consequences to mathematics teaching, such as the legitimation and reaffirmation of certain inequalities already materialized in the social sphere. In order to challenge such claims that may somehow end up playing a key role in fixing certain binarisms of gender identities, this work presents a poststructuralist discussion and, by means of semi-structured interviews with mathematics teachers, investigates how gender relations are present in the teaching of this subject.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceEducação e Pesquisapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectDiscoursespt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.titleMasculinidades, feminilidades e educação matemática: análise de gênero sob ótica discursiva de docentes matemáticospt_BR
dc.title.alternativeMasculinities, femininities and mathematics education: gender analysis from the discursive view of mathematics teacherspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO questionamento central que se constitui como um disparador para as discussões aqui realizadas é: existem relações entre as concepções de gênero e o ensino da matemática? Diante da suposta evidência de que meninos possuem rendimento superior em matemática, o presente trabalho objetiva investigar as problematizações que podem ser feitas à educação matemática quando a relacionamos com questões de gênero, isto é, com as masculinidades, feminilidades e demais representações sociais que se alinham a essa perspectiva. E, também nesse sentido, pretende-se investigar quais os desdobramentos para o ensino da matemática quando determinadas concepções de gênero se encontram implícitas na prática docente. De fato, não é muito incomum depararmo-nos com afirmações do tipo “meninos têm mais facilidade para aprender matemática do que meninas” ou “a mulher é muito emotiva e pouco racional”, dentre outras, que podem trazer certas implicações para o ensino da matemática, como, por exemplo, a legitimação e a reafirmação de certas desigualdades já materializadas no âmbito social. No intuito de se problematizar tais afirmações que, de certa forma, podem acabar exercendo um papel fundamental na fixação de determinados binarismos concernentes às identidades de gênero, este trabalho apresenta uma discussão pós-estruturalista e investiga de que forma as relações de gênero estão presentes no ensino da matemática por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores dessa disciplina.pt_BR
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