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dc.creatorBorges, Guilherme Henrique Alves-
dc.date.accessioned2017-07-10T11:10:34Z-
dc.date.available2017-07-10T11:10:34Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.date.submitted2017-04-28-
dc.identifier.citationBORGES, G. H. A. Participação social para prospecção de inovações na educação profissional e tecnológica. 2017. 108 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13315-
dc.description.abstractThe importance of education in the training of citizens and society in a general way is recognized by all. One type of education that has received a lot of attention in the international scenario and more strongly in Brazil is professional and technological education. The training of young people able to apply practical and relevant skills with the aim of promoting change within their society is one of the driving forces of technical education. However, even with all the initiatives to improve this type of education, several challenges still persist and need to be overcome in order for the training to be effective. In this sense, the introduction of innovations, both in the teaching and learning process and in the management of educational institutions is something that has been strongly addressed to overcome the challenges proposed. Allied to social participation, innovations can arise and perpetuate themselves more easily. Thus, the present paper aims to answer the following question: How can social participation generate innovations for the Federal Network of Professional and Technological Education? For that, the results of a program to identify innovations in technical education promoted by the Ministry of Education's Professional and Technological Education Department were analyzed. During the months of June to November 2016, thousands of proposals on strategic topics to promote improvements in education were sent by society. These ideas gave rise to a collection of ideas that contains the proposals that stood out most in the project and can be implemented by educational institutions and by society. In addition, two other exploration projects were created: EnergIF and IFAberto. The first one is an action plan for energy efficiency in educational institutions and the second is an application proposal for smarthphones aimed at students and teachers. These results support the implementation of innovative strategies in the management and operation of federal institutes and propose new methods of teaching and learning that meet the needs of students and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação profissional - Inovaçãopt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.subjectProfessional education - Innovationpt_BR
dc.titleParticipação social para prospecção de inovações na educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.title.alternativeSocial participation for prospecting innovations in professional and technological educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bermejo, Paulo Henrique de Souza-
dc.contributor.referee1Grützmann, André-
dc.contributor.referee2Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee3Balancieri, Renato-
dc.description.resumoA importância da educação na formação de cidadãos e da sociedade de uma forma em geral é reconhecida por todos. Uma modalidade de educação que tem recebido bastante atenção no cenário internacional e mais fortemente no Brasil é a educação profissional e tecnológica. A formação de jovens aptos a aplicar habilidades práticas e relevantes com o intuito de promover mudanças dentro de sua sociedade é uma das forças motriz do ensino técnico. Entretanto, mesmo com todas as iniciativas em prol da melhoria desta modalidade de ensino, diversos desafios ainda persistem e precisam ser superados para que de fato a formação seja efetiva. Nesse sentido, a introdução de inovações, tanto no processo de ensino e aprendizagem, quanto na gestão das instituições de ensino é algo que vem sendo abordado fortemente para superar os desafios propostos. Aliada a participação social, as inovações podem surgir e se perpetuar mais facilmente. Assim, o presente trabalho tem por objetivo responder a seguinte questão: Como a participação social pode gerar inovações para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica? Para tanto foram analisados os resultados de um programa para identificação de inovações na educação técnica promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Durante os meses de Junho a Novembro de 2016, milhares de propostas em temas estratégicos a fim de promover melhorias na educação foram enviadas pela sociedade. Estas ideias deram origem a Coletânea de soluções que contém as propostas que mais se destacaram no projeto e podem ser implementadas pelas instituições de ensino e pela sociedade. Além disso, dois outros projetos de prospecção foram criados O EnergIF e o IFAberto. O primeiro trata-se de um conjunto de ações estratégicas para eficiência energética nas instituições de ensino e o segundo uma proposta de aplicativo para smarthphones voltado à estudantes e professores. Tais resultados contribuíram para que os objetivos do trabalho fossem alcançados, além de subsidiarem a implantação de estratégias inovadoras na gestão e operação dos institutos federais além de propor novos métodos de ensino e aprendizado condizentes as necessidades de estudantes e professores.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7246743939514758pt_BR
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