Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Katiane Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-07-27T16:34:32Z-
dc.date.available2017-07-27T16:34:32Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.date.submitted2017-06-26-
dc.identifier.citationSOUZA, K. R. Formação continuada de professores de língua espanhola: uma análise de um curso de atualização. 2017. 97 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13443-
dc.description.abstractThe Spanish language is considered one of the most widely spoken languages in the world. In addition, it is the second language for international communication. Due to the Common Southern Market (MERCOSUL), in terms of trade, social, political, sports, tourism issues, amongst others, have been addressed in Spanish. Because of the social importance of the language, it is important to know the panorama of the process of initial and continual training of teachers who work with the Spanish language. Thus, this academic work has the general objective to investigate how to 'Update the Course for Spanish Teachers', offered to teachers of the state of Minas Gerais, together with the Spanish Embassy in Brazil, which contributed to improve the training of Spanish language teachers. It has specific objectives: to describe the course, their objectives and the activities developed; Analyze and describe the perception of Spanish language teachers about the contributions that the activities developed in the course has brought to their educational and linguistic training; And to identify, in the perception of these teachers, the influence of the updated course on their professional practice. For that, a qualitative research was carried out from a perspective of interpretative analysis with a sample composed of ten teachers, who answered a questionnaire (survey). The preliminary results point to a significant contribution of the course to the reflection of the process of the teachers about their educational practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua espanhola – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectSpanish language – Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers – In-service trainingpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de língua espanhola: uma análise de um curso de atualizaçãopt_BR
dc.title.alternativeContinued teacher training of spanish language teachers: an analysis of an update coursept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Patricia Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Melo, Glenda Cristina Valim de-
dc.description.resumoA língua espanhola é considerada uma das línguas mais faladas no mundo. Além disso, é o segundo idioma para comunicação internacional. Em decorrência do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), questões comerciais, sociais, políticas, esportivas, de turismo, entre outras, têm sido tratadas em espanhol. Por essa importância social da língua, é que se faz importante conhecer o panorama do processo de formação inicial e continuada dos professores que atuam com a língua espanhola. Assim, neste trabalho acadêmico, objetiva-se investigar como o „Curso de Atualização para Professores de Espanhol‟, oferecido aos professores da rede estadual de Minas Gerais, conveniado com a Embaixada Espanhola no Brasil, contribuiu para melhorar a formação dos docentes de língua espanhola. Além disso, tem como objetivos específicos: Descrever o curso, seus objetivos e as atividades desenvolvidas nesse curso; analisar e descrever a percepção de professores de língua espanhola sobre as contribuições que as atividades desenvolvidas no curso trouxeram para sua formação pedagógica e linguística; e identificar ainda, na percepção desses docentes, a influência do curso de atualização em sua prática profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo sob uma perspectiva de análise interpretativa com amostra composta por dez professores, que responderam a um questionário. Os resultados apontam para uma significativa contribuição do curso para o processo de reflexão dos professores sobre suas práticas educativas.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513832044913445pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.