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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Marco Túlio Maciel-
dc.creatorSilva, Márcio Lopes da-
dc.creatorValverde, Sebastião Renato-
dc.creatorJacovine, Laércio Antonio Gonçalves-
dc.creatorSoares, Naisy Silva-
dc.creatorPires, Vanessa Aparecida Vieira-
dc.date2015-09-13-
dc.date.accessioned2017-08-01T20:13:25Z-
dc.date.available2017-08-01T20:13:25Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationGOMES, M. T. M. et al. Diagnóstico da indústria siderúrgica em Minas Gerais. CERNE, Lavras, v. 13, p. 60-66, dez. 2007. Suplemento.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/14056-
dc.description.abstractThis work presented a diagnostic of the metallurgical industry in the Minas Gerais for subsidizing the commercialization of charcoal. The data were collected through questionnaires addressed to the metallurgical companies of Minas Gerais and of literature revision. The results showed that the metallurgical companies are installed close to the iron ore mines and in places with infrastructure for delivering and transporting  the production; Sete Lagoas is the bigger producer of pig-iron of Minas Gerais; the metallurgical companies of  the state are located  in  urban areas; the state of Minas Gerais concentrate a large number of blast furnaces used for  charcoal production in the country; they are all producers of charcoal, but most of the used charcoal is bought in the market; they  prefer to use charcoal with r density superior to 240 kilograms per cubic meter; charcoal  humidity lower than 8%; average granulometry around 40 millimeters; low granulometry charcoal between 10 and 17%; ashes content  between 1,0 and 2.0%; fixed carbon between 75 and 80%; mdc (a cubic meter of charcoal) as the  unit for charcoal  commercialization; most of the purchased  charcoal  come from Minas Gerais state; forest foment is the main mechanism of financing charcoal production and the telephone as main information source; and the lack of commitment with the market is the main risk involved in the charcoal supply.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade Federal de Lavras (UFLA)-
dc.relationhttp://www.cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/342/287-
dc.rightsCopyright (c) 2015 CERNE-
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.source2317-6342-
dc.source0104-7760-
dc.subjectSiderurgia-
dc.subjectCarvão vegetal-
dc.subjectFerro-gusa-
dc.subjectMetallurgical-
dc.subjectCharcoal-
dc.subjectPig-iron-
dc.titleDiagnóstico da indústria siderúrgica em Minas Gerais-
dc.title.alternativeDiagnostic of the metallurgical industry in Minas Gerais-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.description.resumoObjetivou-se com este trabalho realizar um diagnóstico da indústria siderúrgica em Minas Gerais a fim de obter subsídios para comercialização do carvão vegetal. Os dados foram coletados por meio de questionários direcionados às empresas siderúrgicas de Minas Gerais e revisão de literatura. Os resultados mostraram que as empresas siderúrgicas instalam-se próximas a regiões com facilidade de obtenção de minério de ferro e carvão vegetal e em locais com infra-estrutura para escoamento da produção sendo Sete Lagoas o município mineiro com maior produção de ferro-gusa. As siderúrgicas, no estado, encontram-se, a maioria, na rede urbana: onde concentra-se o maior número de altos-fornos a carvão vegetal do país. Elas são produtoras de carvão vegetal, mas a maior parte do carvão consumido é proveniente do mercado; preferem utilizar carvão vegetal com densidade superior a 240 kg/m3; umidade menor que 8%; granulometria média em torno de 40 mm; teores de finos entre 10 e 17%; teor de cinzas de 1,0 a 2,0%; teor de carbono fixo na faixa de 75 a 80%; o metro de carvão (mdc) como unidade de comercialização. A maioria das siderúrgicas compra carvão vegetal diariamente, proveniente do próprio estado utiliza o fomento florestal como principal mecanismo de financiamento para produção de carvão vegetal e o telefone como principal meio de informações sobre assuntos relacionados com a comercialização dele. Têm como principal risco envolvido no abastecimento do produto a falta de comprometimento com o mercado.-
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