Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBlumer, Emmanuela Vitorino Carvalho de Souza-
dc.date.accessioned2013-11-22T11:52:46Z-
dc.date.available2013-11-22T11:52:46Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.date.submitted2013-08-28-
dc.identifier.citationBLUMER, E. V. C. de S. Linguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EAD. 2013. 79 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1431-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRelações dialógicaspt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLinguística Sistêmico-Funcionalpt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectFunctional Systemic Linguisticspt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.titleLinguagem dialógica na formação de professores para práxis : um estudo de caso na EADpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationLinguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Melo, Glenda Cristina Valim de-
dc.contributor.referee1Romero, Tânia Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.description.resumoO presente estudo se insere no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente na área daqueles trabalhos destinados à compreensão do papel da relação dialógica no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desta Dissertação é descrever e compreender, com base em um estudo de caso, como a relação dialógica no ambiente de interação digital reflete na formação do professor, para constituição de sua práxis. Desta forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de contribuir com parâmetros para a formação de professores e tutores. A metodologia utilizada foi a análise documental, realizada a partir de diálogos acontecidos em um ambiente virtual de aprendizagem, além de recursos bibliográficos. As análises do material foram feitas sob a perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional. Os resultados obtidos apontam, principalmente, para a constatação de que as relações dialógicas podem gerar resultados diferentes no envolvimento dos alunos (futuros professores) para uma reflexão na ação, bem como para o fato de que mesmo em se tratando de um meio que utiliza uma tecnologia avançada, muitas vezes a prática pedagógica se mostrou marcada por uma educação vertical. Dessa forma, a pesquisa aponta para a necessidade de compreendermos a importância dos diálogos no processo de formação de professores para práxis e pode nos ajudar a pensar novas ações pedagógicas em uma educação a distância.pt_BR
dc.description.resumoThe present study is inserted in the field of applied linguistics, specifically in the area of studies destined to understanding of the role of dialogical relation in the teaching-learning process. The purpose of this thesis is to describe and understand based on a case study, how the dialogical relation in the digital interaction environment reflected in the teacher’s education in order to constitute his/her praxis. Thus, this study aims to contribute with the parameters for teacher and tutor education. The methodology used was the documentary analysis, performed from dialogues which took place in a virtual learning environment, in addition to using bibliographic resources. The analyses of the material were done under the perspective of Functional Systemic Linguistics. The obtained results point, mainly, to the fact that dialogical relations may generate different results in the involvement of students (future teachers) for a reflection in action processes, as well as to the fact that, even in regard to an environment which uses an advanced technology, the teaching praxis was often marked by a vertical education. Thus, the research points to the need in understanding the importance of dialogue in the process of educating teachers for their practice, and it may help us think of new pedagogical actions for distance education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Linguagem dialógica na formação de professores para práxis um estudo de caso na EAD.pdf548,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.