Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/14459
Título: Potencial de utilização da madeira de clones de Eucalyptus urophylla na produção de painéis cimento-madeira
Título(s) alternativo(s): Utilization potential of wood clones of Eucalyptus urophylla in the production of wood-cement panels
Autor: Mendes, Lourival Marin Mendes
Loschi, Fernanda Alvarenga Pomarico Loschi
Paula, Luana Elis de Ramos e Paula
Mendes, Rafael Farinassi Mendes
Guimarães Júnior, José Benedito Guimarães Júnior
Mori, Fábio Akira Mori
Palavras-chave: Painéis cimento-madeira
Eucalyptus urophylla
Eucalipto - Clones
Wood-cement panels
Eucalyptus - Clones
Publicador: CERNE
Data: 29-Abr-2015
Referência: MENDES, L. M. et al. Potencial de utilização da madeira de clones de Eucalyptus urophylla na produção de painéis cimento-madeira. Cerne, Lavras, v. 17, n. 1, p. 69-75, jan./mar. 2011.
Resumo: Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o potencial de utilização de clones de Eucalyptus urophylla na produção de painéis cimento-madeira. Neste estudo foram utilizados seis clones de Eucalyptus urophylla com 8 anos de idade, provenientes da Companhia Mineira de Metais, localizada no município de Paracatu - MG. Para a formação dos painéis foi utilizado cimento Portland CP V – ARI/Plus de alta resistência inicial como aglutinante mineral e cloreto de cálcio (CaCl2 ) como acelerador de cura do cimento. Os painéis foram produzidos com os seguintes parâmetros: dimensões de 49,5 x 49,5 x 1,5 cm, densidade nominal de 1,2 g/cm³, relação madeira:cimento (1:2,5) e relação água:cimento(1:1,5). A análise dos resultados obtidos, em relação aos requisitos mínimos de painéis convencionais produzidos pelo processo Bison, permite afi rmar que: (1) para Inchamento em espessura em duas e vinte e quatro horas, apenas os clones 19, 28 e 58 atenderam as especifi cações; (2) para absorção de água o clone 62 apresentou os melhores resultados; (3) para ligação interna apenas o clone 58 não atendeu as especifi cações; (4) para compressão paralela os clones 19, 36 e 58 apresentaram os melhores resultados; (5) e para MOE e MOR, nenhum dos clones apresentaram valores compatíveis com o processo bison. Sugere-se a continuação de pesquisas nesta linha, incluindo os estudos de variáveis de produção, afi m de que todas as propriedades atinjam os valores mínimos exigidos pelas normas.
Abstract: Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o potencial de utilização de clones de Eucalyptus urophylla na produção de painéis cimento-madeira. Neste estudo foram utilizados seis clones de Eucalyptus urophylla com 8 anos de idade, provenientes da Companhia Mineira de Metais, localizada no município de Paracatu - MG. Para a formação dos painéis foi utilizado cimento Portland CP V – ARI/Plus de alta resistência inicial como aglutinante mineral e cloreto de cálcio (CaCl2 ) como acelerador de cura do cimento. Os painéis foram produzidos com os seguintes parâmetros: dimensões de 49,5 x 49,5 x 1,5 cm, densidade nominal de 1,2 g/cm³, relação madeira: cimento (1:2,5) e relação água:cimento(1:1,5). A análise dos resultados obtidos, em relação aos requisitos mínimos de painéis convencionais produzidos pelo processo Bison, permite afirmar que: (1) para Inchamento em espessura em duas e vinte e quatro horas, apenas os clones 19, 28 e 58 atenderam as especificações; (2) para absorção de água o clone 62 apresentou os melhores resultados; (3) para ligação interna apenas o clone 58 não atendeu as especificações; (4) para compressão paralela os clones 19, 36 e 58 apresentaram os melhores resultados; (5) e para MOE e MOR, nenhum dos clones apresentaram valores compatíveis com o processo bison. Sugere-se a continuação de pesquisas nesta linha, incluindo os estudos de variáveis de produção, afim de que todas as propriedades atinjam os valores mínimos exigidos pelas normas.
Outras Identificações : http://www.cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/19
Idioma: por
Aparece nas coleções:CERNE



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons