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dc.creatorDias, Jaciluz-
dc.date.accessioned2017-08-14T18:33:24Z-
dc.date.available2017-08-14T18:33:24Z-
dc.date.issued2017-08-14-
dc.date.submitted2017-07-13-
dc.identifier.citationDIAS, J. Tessituras multimidiáticas: linguagens, tecnologias e sexualidades. 2017. 179 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15179-
dc.description.abstractHow to use multimedia artifacts to expand educational opportunities for educators on gender and sexuality issues? What knowledge / representations on these themes can be observed in productions made by participants of an extension course about this topic? Motivated by these questions, this research promoted a course for the training teachers of the Federal University of Lavras (UFLA) which dealt with subjects like gender and sexuality relations. In a hybrid format, 30 hours online and 10 face to face the extension course named: Body, Health, Sexualities was carried out through Facebook and sought to contribute to the teachers‟ education about the subject. During the course was discussed the use of different multimedia artifacts, from the perspective of the multilevels and the intermultimidiality. We also discussed the relations that the course participants established between texts, images, videos, among others artifacts in order to create possibilities for reflection about the subject. A methodology based on the poststructuralism supports the network that composes this text / fabric, which depends on many strands, which must be carefully twisted to form a web. On doing so, we achieved a weaving composed by the analysis of how the strands were threaded in order to achieve the entanglements of this research. From the empirical material coming from the activities of the course, seven tessitures (examples of the participants` productions) were selected that, from the view of the discursive textual analysis, allowed to understand how the objective of this research was reached. The strands, then, became a weave that became a network, having at support the site www.ded.ufla.br/tessituras, which enable new interlacings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectTeachers – In-service trainingpt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.titleTessituras multimidiáticas: linguagens, tecnologias e sexualidadespt_BR
dc.title.alternativeMultimedia tessitures: languages, technologies and sexualitiespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee2Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.referee3Almeida, Patricia Vasconcelos-
dc.contributor.referee4Ferrari, Anderson-
dc.description.resumoComo utilizar artefatos multimídias para ampliar as oportunidades de formação de educadoras e educadores sobre as temáticas relações de gêneros e sexualidades? Que saberes/representações sobre essas temáticas podem ser observados em produções realizadas por participantes de um curso de extensão sobre esse tema? Motivada por esses questionamentos, esta pesquisa promoveu um curso para a formação de licenciandas e licenciandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre relações de gêneros e sexualidades. Com formato híbrido, por ser a distância (30h) e ter encontros presenciais (10h), o Curso de extensão Corpo, saúde, sexualidades foi realizado por meio do Facebook e buscou contribuir para a formação docente de licenciandas/os da UFLA sobre o tema. Para tanto, foi problematizado o uso de diferentes artefatos multimídias, sob a ótica dos multiletramentos e das relações de intermultimidialidade que os/as participantes do curso estabeleceram entre textos, imagens, vídeos, entre outros, criando possibilidades de reflexão sobre o assunto. Uma metodologia pautada nos caminhos pós-estruturalistas de se fazer pesquisa sustenta a rede que compõe este texto/tecido, o qual depende de muitos fios, que devem estar cuidadosamente trançados para formar uma trama. Chega-se, então, a uma tecelagem composta pela análise de como os fios foram alinhavados para que se chegasse aos enredamentos desta pesquisa. Do material empírico advindo das atividades do curso, foram selecionadas sete tessituras, ou seja, recortes das produções dos/as participantes que, ressignificados a partir da análise textual discursiva, permitiram compreender como o objetivo desta pesquisa foi atingido. Os fios, então, se transformaram em trama que, por sua vez, virou rede, tendo como suporte o site www.ded.ufla.br/tessituras, o qual possibilita novos entrelaçamentos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCurrículos Específicos para Níveis e Tipos de Educaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484841D5pt_BR
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