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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.creatorFerreira, Patrícia Aparecida-
dc.creatorRosa, Alexandre Reis-
dc.date.accessioned2012-12-19T10:52:34Z-
dc.date.available2012-12-19T10:52:34Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationLOURENÇO, C. D. da S.; FERREIRA, P. A.; ROSA, A. R. Etnografia e Grounded Theory na pesquisa de marketing de relacionamento no mercado consumidor: uma proposta metodológica. RAM: revista de administração do Mackenzie, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 99-124, maio/jun. 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/151-
dc.description.abstractStudies on the interaction between company and consumer during the process of purchase involve complex situations that are too diffi cult to be understood by quantitative research. As a result, qualitative approach has gained a growing space in recent marketing research. A good example of it is ethnography, an approach that has been used in the studies about consumer behaviour. Hence, the objective of this study is to discuss ethnography along with another qualitative approach, grounded theory, as methodologies of research in relationship marketing in the consumer market (RMC) capable of grasping the internal dynamics of this phenomenon. The discussion is on how the use of these approaches can contribute for the scientifi c advancement of the RMC area and the conclusion is that its use is adequate as these research approaches, by focusing on subjective aspects, have the potential of revelling why consumers and companies involve themselves in exchange relationshipspt_BR
dc.languageotherpt_BR
dc.publisherRevista de Administração do Mackenziept_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectGrounded theorypt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectMarketing of relationshippt_BR
dc.subjectMarketing of relationshippt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.titleEtnografia e Grounded Theory na pesquisa de marketing de relacionamento no mercado consumidor: uma proposta metodológicapt_BR
dc.title.alternativeEthnography and grounded theory in relationship marketing research in the consumer market: a methodological proposalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoEstudos sobre a interação entre empresa e consumidor durante o processo de compra envolvem situações complexas que são difíceis de ser compreendidas por meio da pesquisa quantitativa. Em conseqüência, abordagens qualitativas têm ganhado espaço crescente nas recentes pesquisas em marketing. Um exemplo disso é a etnografi a, que tem sido uma abordagem bastante utilizada nos estudos sobre comportamento do consumidor. Assim, o objetivo deste estudo é discutir a etnografi a em conjunto com outra abordagem qualitativa, a grounded theory, como metodologias de pesquisa em marketing de relacionamento no mercado consumidor (MRC) capazes de captar a dinâmica interna desse fenômeno. Discute-se como a utilização dessas abordagens pode contribuir para o avanço científi co da área de MRC. Conclui-se que sua aplicação em MRC é adequada, já que essas abordagens de pesquisas, por enfocarem aspectos subjetivos, têm o potencial de revelar por que consumidores e empresas se envolvem em relacionamentos de troca.pt_BR
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