Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15439
Título: Representações sobre o ensino do texto argumentativo significadas em diários reflexivos
Título(s) alternativo(s): Representations about argumentative text teaching signified in reflective journals
Autor : Tavares, Alini
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3409080184250239
Primeiro orientador: Romero, Tania Regina de Souza
Primeiro coorientador: Ferreira, Helena Maria
Primeiro membro da banca: Ferreira, Helena Maria
Segundo membro da banca: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Terceiro membro da banca: Magalhães, Tânia Guedes
Palavras-chave: Professores – Formação
Diários reflexivos
Formação continuada
Teachers – In-service training
Reflexive journals
Continued education
Data da publicação: 27-Set-2017
Referência: TAVARES, A. Representações sobre o ensino do texto argumentativo significadas em diários reflexivos. 2017. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: A atividade teórica, ideológica de examinar minuciosamente o processo de formação continuada de professores de línguas é vigente na verbalização escrita de diários de aula. Seguindo e inserindo-me nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é discutir considerações percebidas e registradas por um semestre letivo em diários reflexivos, durante a realização de um projeto de oficina de redação (REICHMANN, 2013; TÁPIAS-OLIVEIRA, 2013; ZABALZA, 1994), junto a uma turma do 1º ano do ensino médio, na instituição de ensino, onde atuo como professora de língua portuguesa. Esta pesquisa, portanto, investiga criticamente meus pensamentos, minhas representações e minhas observações, expressas por escrito, que resultaram das minhas ações didáticas empreendidas em processo de formação continuada. Os diários constituem a fonte de dados nesta investigação, de características qualitativas. Os dados serão interpretados segundo o estudo da argumentação, das capacidades de significação e dos Segmentos de Orientação Temática (SOT) e Segmentos de Tratamento Temático (STT) (BRONCKART, 2012; BULEA, 2010; CRISTOVÃO, 2013; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). Este estudo deverá evidenciar e discutir minha evolução docente com relação a fundamentos desta pesquisa, considerando a formação continuada de professor-pesquisador e intervenção pedagógica que perpassa pelo interacionismo sociodiscursivo. A investigação poderá me levar a entender meu pensamento, minha conduta como professora-pesquisadora e as construções pedagógicas em que me apoio. Sendo assim, o que foi sentido, vivido, no ambiente escolar, e registrado nesses escritos pode contribuir para a minha formação continuada, como também para a de outros professores em formação, e possivelmente me leva a tentar atingir estímulos de melhoria para minha atuação como professora.
Abstract: The theoretical and ideological activity of meticulously examining the process of continuous development for language teachers is present in the written verbalization of class journals. Following and inserting myself in such perspective, the objective of this study is discussing considerations which were perceived and registered throughout a school semester in reflexive journals, during the execution of a writing workshop project (REICHMANN, 2013; TÁPIAS-OLIVEIRA, 2013; ZABALZA, 1994), with a first-year high school class in the educational institution where I work as a Portuguese language teacher. Therefore, this research critically investigates my thoughts, my representations, and my observations, expressed through writing, which resulted from my didactic actions, undertaken in a process of continuous training. The journals constitute the data source in this investigation, which has qualitative characteristics. The data will be interpreted according to the study of argumentation, the meaning capabilities, and the Theme-Oriented Segments (TOS) and Thematic Treatment Segments (TTS) (BRONCKART, 2012; BULEA, 2010; CRISTOVÃO, 2013; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). This study should evidence and discuss my teaching evolution, in relation to the fundamentals of this research, considering the continuous training of teacher-researcher and pedagogical intervention which runs through sociodiscursive interactionism. The investigation can lead me to understanding my thought, my behavior as a teacher-researcher, and the pedagogical constructions on which I support myself. As such, what was felt and lived in the school environment, and registered in those writings can contribute to my continuous training, as well as for other teachers in training, and possibly, it makes me try to reach stimuli of improvement for my action as a teacher.
URI: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15439
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Representações sobre o ensino do texto argumentativo significadas em diários reflexivos.pdf965,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.