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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Déborah Mara Siade-
dc.creatorNoronha, Nayara Silva de-
dc.creatorSantos, Thaís Alves dos-
dc.creatorAlmeida, Mário Sérgio de-
dc.date.accessioned2017-10-16T11:39:44Z-
dc.date.available2017-10-16T11:39:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBARBOSA, D. M. S. et al. Inovação: gasto ou investimento?. ABCustos, São Leopoldo, v. 7, n. 3, p. 66-82, set./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://abcustos.emnuvens.com.br/abcustos/article/viewFile/239/237pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15532-
dc.description.abstractIn today's competitive market, innovation has been perceived as a factor of competitive advantage and many investments are made for the development of innovations. However, such investments are configured in financial gains for firms, ie, they are really only spending or investments? To understand such questioning two hypotheses were raised. The first hypothesis, H1, is that the market value of the firm is influenced by innovation. The second hypothesis, H2, is that the operational capacity of the company's wealth creation is influenced by innovation. Since this quantitative study was descriptive in character, we used SPSS software to perform multiple regression analysis of data from five major companies that released the data of intangibles and goodwill in the database Economática. The results show that the hypothese H1 can be accepted and H2 refuted. Thus, one can say that the market value of firms is influenced by innovation, however, intangible assets and goodwill not allow inferring the influence innovation in the operational capacity of the company to generate wealth.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Custospt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceABCustospt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectGastopt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectGoodwillpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectExpensespt_BR
dc.subjectInvestmentpt_BR
dc.titleInovação: gasto ou investimento?pt_BR
dc.title.alternativeInnovation: expense or investment?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNo atual mercado competitivo a inovação tem sido percebida como fator de vantagem competitiva e muitos investimentos são realizados visando o desenvolvimento de inovações. Entretanto, tais investimentos se configuram em ganhos financeiros para as firmas, ou seja, são, realmente, investimentos ou somente gastos? Para compreender tal questionamento duas hipóteses foram levantadas. A primeira hipótese, H1, é a de que o valor de mercado da firma é influenciado pela inovação. A segunda hipótese, H2, é a de que a capacidade operacional de geração de riqueza da empresa é influenciada pela inovação. Sendo esta uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, utilizou-se o software SPSS para realizar regressão múltipla dos dados de cinco grandes empresas que divulgaram os dados de intangíveis e goodwill no banco de dados Economática. Os resultados encontrados confirmam as hipótese H1 e H2. Assim, pode-se afirmar que o valor de mercado das empresas é influenciado pela inovação, no entanto, os ativos intangíveis e o goodwill não permitem inferir se a inovação influencia na capacidade operacional de gerar riqueza da empresa.pt_BR
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