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dc.creatorFernandes, Aline Marques-
dc.date.accessioned2014-02-04T14:16:53Z-
dc.date.available2014-02-04T14:16:53Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2013-07-31-
dc.identifier.citationFERNANDES, A. M. Avaliação de programa social de acesso à educação superior: o novo ENEM na Universidade Federal de Lavras. 2013. 96 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1624-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração em Gestão de Organizações Públicas, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Enem)pt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.titleAvaliação de programa social de acesso à educação superior: o novo ENEM na Universidade Federal de Lavraspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Elias Rodrigues de-
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão de Organizações Públicaspt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Mozar José de-
dc.contributor.referee1Ferreira, Patrícia Aparecida-
dc.contributor.referee1Romaniello, Marcelo Marcio-
dc.contributor.referee1Coelho, Fernando de Souza-
dc.description.resumoIn Brazil, higher education undergoes intense transformations attributed to investments made by the government to try to redistribute social benefits, however, rather than presenting public programs and perform the democratization of access to universities in Brazil, it is necessary that the Brazilian government evaluate the results. In this sense, the present work aims to analyzing the perspective of internal subjects, the policy democratization impact of access to higher education "New Enem" and its association with “Sisu” in the Federal University of Lavras. Therefore, it was performed a bibliographical survey defining the conceptual basis of the evaluation process from educational policies, presenting definitions of public policy, the divergent views on evaluation programs and recent educational policies implemented by the Brazilian government. For develop the research, it was used the method study case and made use of documentary research and interviews in order to gather contributions that provide the analysis of the policy. The data collected allowed to present, first a rescue implementation of "new Enem" university, following were discussed the academic repercussions and administrative resulting from the adoption of this selection process unified and some suggestions for improving policy. Finally, it was possible to realize certain displeasure with the results of the implementation of the "new Enem" in UFLA, since the repercussions institutional described in the results are negative, mostly.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o ensino superior passa por intensas transformações atribuídas a investimentos realizados pelo governo para tentar redistribuir os benefícios sociais, contudo, mais do que apresentar e realizar programas públicos de democratização do acesso às universidades no Brasil, é preciso que o governo brasileiro avalie seus resultados. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo principal analisar, sob a ótica dos atores internos, as repercussões da política de democratização do acesso ao Ensino Superior “novo Enem” e sua associação com o Sisu na Universidade Federal de Lavras. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico definindo as bases conceituais do processo de avaliação de políticas educacionais, apresentando definições sobre políticas públicas, as divergentes visões sobre avaliação dos programas e as recentes políticas educacionais implementadas pelo Estado brasileiro. Para o desenvolvimento da pesquisa, empregou-se o método de estudo de caso e fez-se uso de pesquisa documental e de entrevistas, no intuito de reunir subsídios que proporcionassem a análise da referida política. Os dados coletados permitiram apresentar, inicialmente, um resgate da implantação do “novo Enem” na universidade, na sequência foram abordadas as repercussões acadêmicas e administrativas decorrentes da adoção desse processo seletivo unificado e algumas sugestões para melhoria da política. Por fim, foi possível perceber certo descontentamento com os resultados da implantação do “novo Enem” na UFLA, uma vez que as repercussões institucionais descritas nos resultados são negativas, em sua maioria.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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