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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilas Boas, Luiz Henrique de Barros-
dc.creatorPimenta, Márcio Lopes-
dc.creatorSette, Ricardo de Souza-
dc.date.accessioned2012-12-19T14:49:04Z-
dc.date.available2012-12-19T14:49:04Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationVILAS BOAS, L. H. de B.; PIMENTA, M. L.; SETTE, R. de S. Percepções no consumo de alimentos orgânicos em supermercados: a influência de valores individuais como determinante de compra. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 10, n. 2, p. 264-278, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/166-
dc.description.abstractThe growth of the world’s organic food market in the last ten years has been raising the demand for studies related to this theme. Supermarkets have been proving themselves relevant actors in the distribution of these products in Brazil and in the external market. This paper aims to describe the characteristics of the consumer behavior of organic fruits and vegetables in the city of Uberlândia in the state of Minas Gerais. More specifically, it aims to evidence this behavior through the enchainment of attributes, consequences (benefits that these attributes provide) and the consumers’ personal values. 30 in-depth interviews were done using the laddering qualitative technique, which is based on the means end chain theory. The results show, emphatically, the consumers’ awareness regarding individual well being and its maintenance in the long run through quality of life and a healthy lifestyle, classified as individual values according to the Schwartz scale. Finally, we present these consumers’ dominant perceptions from the enchainment between the attributes, consequences and values obtained in the research.pt_BR
dc.languageotherpt_BR
dc.publisherOrganizações Rurais e Agroindustriaispt_BR
dc.subjectAlimentos orgânicospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCadeia de meios e finspt_BR
dc.subjectLadderingpt_BR
dc.subjectOrganic foodpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectMeans end chainpt_BR
dc.titlePercepções no consumo de alimentos orgânicos em supermercados: a influência de valores individuais como determinante de comprapt_BR
dc.title.alternativePerceptions on the consumption of organic food in supermarkets: the influence of individual values as a purchase determinantpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoO expressivo crescimento do mercado mundial de alimentos orgânicos, nos últimos dez anos, tem aumentado a demanda por estudos relacionados a esse tema. Os supermercados têm se mostrado agentes relevantes na distribuição desses produtos no Brasil e no exterior. Este trabalho foi realizado com o objetivo de descrever as características do comportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Mais especificamente, buscou-se evidenciar tal comportamento com base no encadeamento entre atributos, conseqüências (benefícios que esses atributos são capazes de prover) e valores pessoais dos consumidores. Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade, utilizando-se a técnica qualitativa laddering, que toma os pressupostos teóricos da cadeia de meios-fim. Os resultados mostram, enfaticamente, a preocupação dos consumidores com o bemestar individual e com a sua manutenção ao longo do tempo, por meio de qualidade de vida e de uma vida saudável, classificados como valores individuais conforme a escala de Schwartz. Por fim, são apresentadas as percepções dominantes desses consumidores, originadas pelo encadeamento entre atributos, conseqüências e valores obtidos na pesquisa.pt_BR
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