Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastanheira, Marina Aparecida Marques-
dc.date.accessioned2014-02-17T19:22:34Z-
dc.date.available2014-02-17T19:22:34Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2013-09-27-
dc.identifier.citationCASTANHEIRA, M. A. M. Meninas na escola: (im)possibilidades para (des)construções mediadas pelas relações de gênero. 2013. 97 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1688-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMeninaspt_BR
dc.subjectMeninas - Condutapt_BR
dc.subjectGirlspt_BR
dc.titleMeninas na escola: (im)possibilidades para (des)construções mediadas pelas relações de gêneropt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Kalsing, Vera Simone Schaefer-
dc.contributor.referee1Cruz, Elizabete Franco-
dc.description.resumoGender studies are increasingly gaining ground in educational research. Thus, I dedicated myself to discussing gender relations, closely linked to power relations, articulating them to the (im)possibilities experienced by the subjects inserted in school, especially the experiences of girls. The research was conducted in a public school in a town in southern Minas Gerais. Considering that, most often, girls from an early age, are educated in order to behave according to the speeches, the normalization and impositions of gender which tend to encourage them to docility and passivity. We also observe a few strategies, (un) foreseen, (im) probable, a few resistances experienced by them in their living areas. In this research, basing myself in the post- structuralist framework, I question the utterances, statements and non-statements done by the girls themselves by their teachers, by an employee and by two fellows, who participated in the focus group and the proposed interviews. From problematizations performed, it was possible to observe the need to (de) constructing discourses which dichotomize and impose behaviors, as well as the multiple (im) possibilities arising from relationships involving the school setting and their subjects.pt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre gênero ganham cada vez mais espaço nas pesquisas em educação. Assim sendo me dediquei a problematizar as relações de gênero, estreitamente vinculadas às relações de poder e articulei-as às (im)possibilidades experienciadas pelos sujeitos inseridos na escola, sobretudo, às experiências de meninas. A pesquisa foi realizada numa escola pública de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Considerando que as meninas, desde a tenra idade, na maioria das vezes, são educadas de forma a se comportarem de acordo com os discursos, as normalizações e as imposições de gênero que tendem a incentivá-las à docilidade e à passividade, percebemos também algumas estratégias, (im)previstos, (im)prováveis, enfim, algumas resistências vivenciadas por elas, em seus espaços de convivência. Na presente pesquisa, embasando-me no referencial pós-estruturalista, problematizo os enunciados, ditos e não-ditos pelas próprias meninas, pelos/as seus/suas professores/as, por uma funcionária e por dois bolsistas, que participaram do grupo focal e das entrevistas propostas. A partir das problematizações realizadas, foi possível perceber a necessidade em (des)construir discursos, que dicotomizam e impõem comportamentos, mas também as múltiplas (im)possibilidades decorrentes das relações que envolvem o cenário escolar e os seus sujeitos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_Meninas na escola....pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.