Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Castanheira, Marina Aparecida Marques | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-17T19:22:34Z | - |
dc.date.available | 2014-02-17T19:22:34Z | - |
dc.date.copyright | 2014 | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2013-09-27 | - |
dc.identifier.citation | CASTANHEIRA, M. A. M. Meninas na escola: (im)possibilidades para (des)construções mediadas pelas relações de gênero. 2013. 97 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1688 | - |
dc.description | Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Meninas | pt_BR |
dc.subject | Meninas - Conduta | pt_BR |
dc.subject | Girls | pt_BR |
dc.title | Meninas na escola: (im)possibilidades para (des)construções mediadas pelas relações de gênero | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | DED - Programa de Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.description.concentration | Formação de Professores | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Cláudia Maria | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee1 | Kalsing, Vera Simone Schaefer | - |
dc.contributor.referee1 | Cruz, Elizabete Franco | - |
dc.description.resumo | Gender studies are increasingly gaining ground in educational research. Thus, I dedicated myself to discussing gender relations, closely linked to power relations, articulating them to the (im)possibilities experienced by the subjects inserted in school, especially the experiences of girls. The research was conducted in a public school in a town in southern Minas Gerais. Considering that, most often, girls from an early age, are educated in order to behave according to the speeches, the normalization and impositions of gender which tend to encourage them to docility and passivity. We also observe a few strategies, (un) foreseen, (im) probable, a few resistances experienced by them in their living areas. In this research, basing myself in the post- structuralist framework, I question the utterances, statements and non-statements done by the girls themselves by their teachers, by an employee and by two fellows, who participated in the focus group and the proposed interviews. From problematizations performed, it was possible to observe the need to (de) constructing discourses which dichotomize and impose behaviors, as well as the multiple (im) possibilities arising from relationships involving the school setting and their subjects. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os estudos sobre gênero ganham cada vez mais espaço nas pesquisas em educação. Assim sendo me dediquei a problematizar as relações de gênero, estreitamente vinculadas às relações de poder e articulei-as às (im)possibilidades experienciadas pelos sujeitos inseridos na escola, sobretudo, às experiências de meninas. A pesquisa foi realizada numa escola pública de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Considerando que as meninas, desde a tenra idade, na maioria das vezes, são educadas de forma a se comportarem de acordo com os discursos, as normalizações e as imposições de gênero que tendem a incentivá-las à docilidade e à passividade, percebemos também algumas estratégias, (im)previstos, (im)prováveis, enfim, algumas resistências vivenciadas por elas, em seus espaços de convivência. Na presente pesquisa, embasando-me no referencial pós-estruturalista, problematizo os enunciados, ditos e não-ditos pelas próprias meninas, pelos/as seus/suas professores/as, por uma funcionária e por dois bolsistas, que participaram do grupo focal e das entrevistas propostas. A partir das problematizações realizadas, foi possível perceber a necessidade em (des)construir discursos, que dicotomizam e impõem comportamentos, mas também as múltiplas (im)possibilidades decorrentes das relações que envolvem o cenário escolar e os seus sujeitos. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ_NÃO_INFORMADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_Meninas na escola....pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.